5 solas da Reforma

Na tarde do domingo, 31/10/2021, tivemos mensagem do pastor Marcos Peres intitulada “As 5 solas da Reforma”, baseada em Romanos 1:17-18.  

“Pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus.” Do céu Deus revela a sua ira contra todos os pecados e todas as maldades das pessoas que, por meio das suas más ações, não deixam que os outros conheçam a verdade a respeito de Deus. (Rm 1:17-18)

Cinco solas são frases latinas que definem princípios fundamentais da Reforma Protestante em contradição com os ensinamentos da Igreja Católica Apostólica Romana. 

A palavra latina “sola” significa “somente” em português. E os cinco solas são: Sola Gratia, Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus e Soli Deo Gloria. 

A Reforma Protestante foi um movimento de reforma religiosa ocorrido na Europa, no século XVI. Esse reformismo religioso foi iniciado por Martinho Lutero, um monge alemão insatisfeito com a cobrança de indulgências pela Igreja Católica.

Estes princípios não foram estabelecidos na Reforma, foram extraídos das 95 teses de Martinho Lutero que resgataram as Sagradas Escrituras. A Reforma foi um mover em direção ao Evangelho, um retorno ao cristianismo original e o resgate dos princípios cristãos. Nós, os batistas, somos herdeiros da Reforma por meio dos princípios daqueles que nos precederam. Cremos nesta Palavra, na regeneração que só é possível pela obra do Espírito Santo de Deus, pois pregamos a Palavra, mas a transformação só ocorre na ação do Espírito Santo de Deus. 

Temos dupla cidadania, pois somos cidadãos do nosso país e também dos céus. Exercemos liberdade de consciência e de expressão, aquela que querem nos tirar, como aconteceu com um jogador de vôlei nesta semana. Os batistas estão entre os primeiros no mundo a defender a liberdade de expressão. Sou grato por ser batista porque tomamos nossas decisões em assembleias nas quais todos têm o direito de expressar sua opinião. 

Antes da Reforma, as pessoas não tinham o direito de ler a Bíblia. Uma das primeiras ações de Lutero foi traduzir a Bíblia do latim para o alemão, para que todos pudessem ter acesso as Escrituras Sagradas. Vemos hoje,  num estudo missiológico, como é importante traduzir as Escrituras. Cada vez que contribuímos, ofertamos para missões, estamos garantindo o trabalho de pessoas que ajudam a Bíblia a ser entendida de maneira clara para todos em seu próprio idioma. 

A primeira “sola”, o primeiro “somente” é este: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. (Efésios 2:8)

O segundo somente diz “somente Cristo”.   “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”. (Atos 4:2)

O terceiro somente trata da fé.  ”O justo viverá pela fé” dito em Habacuque 2:4 e repetido em Romanos 5:1.

Somente a Escritura. A Bíblia deve ser nosso guia, nossa leitura mais preciosa. Leia esta Palavra. “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (João 5:39) 

E o último “sola“ nos lembra que nenhum homem pode ser salvo por si e que somente pela Graça, mediante a fé em Jesus Cristo, podemos alcançar plena redenção, a Ele toda honra e glória. 

Veja ou reveja a mensagem no nosso YouTube:

Compartilhe palavras de esperança, envie as mensagens da nossa igreja para alguém e espalhe a Palavra de Deus pelas redes sociais.

Curta, compartilhe e abençoe famílias. Compartilhe palavras de esperança, envie as mensagens para alguém e espalhe a Palavra de Deus.

Deixe um comentário