Pesquise no site da PIB:

 

 

 

                        

MENSAGEM PIB BRÁS – CULTIVANDO BEM O NOSSO JARDIM

DATA – 10.04.2016 NOITE TEXTO – Genesis 2:15

“Tomou, pois o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar”.

I. INTRODUÇÃO:

Cultivar significa tratar a terra, cultivá-la de maneira que ela produza os melhores frutos, dar condições de reproduzir, de gerar. Nossa casa, igreja, nosso lugar de trabalho é nosso Éden, é o lugar preparado por Deus para que vivamos os melhores momentos aqui na terra, testemunhando de Deus e vivendo de modo a Glorificar o Nome do Senhor – Mateus 5:16.
Mas diante de tantas situações adversas, como cultivar a boa semente nestes lugares?

II. DIVISÃO:

1. FAZENDO O QUE É CORRETO – Genesis 2:16-17 – Deus tem o melhor para todos nós, Ele mesmo sabe o que é para nosso proveito ou não. No Éden, o homem desprezou o conselho de Deus – não vamos fazer o mesmo.

2. ANDANDO COM A PESSOA CERTA – Genesis 2:18 – Deus olhou para o homem e viu que ele estava só. Ele mesmo formou uma companheira idônea para Adão. O Salmista já nos alerta no Salmo 1:1, e conhecemos também o ditado, “dize-me com quem andas e te direi quem és”. Devemos cultivar relacionamentos sadios. Um bom relacionamento requer: comunicação sincera e verdadeira, humildade e renúncia. Amor!

3. NÃO DANDO OUVIDO PARA VOZ DO TENTADOR – Genesis 3:1-7 – Foi assim que tudo começou, ou como tudo terminou: morte, tristeza e dor. Tiago nos adverte – “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós.” – Tiago 4:7. O Senhor recomendou ao homem que cultivasse e guardasse o jardim. O que é guardar? Guardamos algo que pode ser roubado, que pode ser tomado ou mesmo invadido. Colocamos cercas, limites que impeçam ou dificultem a invasão. Se o Senhor o colocou como guarda é porque há necessidade de proteger.

4. NÃO SE ESCONDENDO DO SENHOR NOSSO DEUS – Genesis 3:8 – Quando criança, esta atitude é muito comum, fazemos algo de errado e logo queremos nos esconder. O verso 9, diz que Deus não desisti de nós, e logo nos procura e deseja nos achar.

III. CONCLUSÃO:

A maneira correta de cultivar nosso jardim, seja ele a família, o trabalho, a igreja, é seguir os passos acima. Não descuide, Deus tem a melhor maneira para cultivarmos nossa terra, para que ela possa frutificar.