Pesquise no site da PIB:

 

 

 

                        

MENSAGEM PIB BRÁS – UM TESTEMUNHO DE VALOR 

DATA – 20.08.2017 MANHÃ TEXTO – II REIS 5:1-6

 

  1. INTRODUÇÃO:

            Esta história é muito conhecida, muitas vezes damos ênfase ao profeta Eliseu que realizou a cura na vida daquele grande oficial do Rei da Síria, outras vezes valorizamos o próprio oficial que ouviu a voz do profeta e obedeceu alcançando a cura de sua lepra, outras vezes ainda damos ênfase a Geazi, servo do profeta Eliseu que ao se deixar corromper pela riqueza oferecida foi contaminado com a lepra do comandante do exército.

            Nesta manhã, porém, quero dar ênfase à atitude daquela menina escrava que não levou em conta sua situação, mas fez questão de testemunhar de seu Deus aquele povo distante. 

 

  1. DIVISÃO:
  • UMA ESCRAVA – verso 2 – aquela menina era uma cativa – Embora Israel tivesse feito um tratado de paz com os sírios durante o reinado de. Acabe (I Reis 20:34), embates secundários aconteciam na fronteira e nestes confrontos eram feitos escravos, na ocasião aquela menina foi uma desta vitimas.
  • UMA ATITUDE ALTRUISTA – havia um forte contraste entre aquela menina e o rei de Israel em Samaria, essa menina mantida cativa em Damasco estava muito consciente da presença salvifica de Deus com o seu povo, por meio do seu servo Eliseu. Ela não levou em conta sua condição, mas o desejo de testemunhar foi mais forte do que sua situação de cativa. Creio que nós também ainda somos reféns do pecado neste mundo, mas isto não nos deve impedir de ter a mesma atitude daquela menina. É preciso ser altruísta (No sentido comum do termo, é, muitas vezes, percebida como sinônimo de solidariedade. A palavra "altruísmo" caracteriza o conjunto das disposições humanas (individuais e coletivas) que inclinam os seres humanos a dedicarem-se aos outros. Esse conceito opõe-se, portanto, ao egoismo, que são as inclinações específica e exclusivamente individuais (pessoais ou coletivas). Sem duvida nosso coração de servo, filho de Deus deve ser altruista por excelencia.
  • UM RESULTADO GLORIOSO – os versos de 7 a 19 contam toda esta história e a maneira pela qual Naamã foi curado de sua lepra – Deus agiu por intermédio do profeta, e da obediência de Naamã, mas foi o testemunho daquela menina e sua atitude altruísta que fizeram a diferença na vida daquele homem – o verso 15 é muito especial – o testemunho de Naamã – “Agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel. ” Que testemunho glorioso, diante de Deus e de todo o povo.

 

  1. CONCLUSÃO:

Esta atitude marcou a história do povo de Deus, da vida de Naamã, e com certeza a vida daquela menina, aquela confissão de Naamã, envergonhou o povo de Israel, pois eles estavam titubeando entre Deus e Baal.

Aquele testemunho fez toda diferença.

Precisamos de jovens e adolescentes de valor, hoje a obra de Deus tem sido realizada por muitos jovens e adolescentes que estão testemunhando da Graça de Jesus. Graça que os alcançou e que precisa alcançar a outros, para que haja cura, para que haja salvação!