Pesquise no site da PIB:

 

 

 

                        

MENSAGEM PIB BRÁS – QUAIS OS DESAFIOS DA IGREJA NA PÓS MODERNIDADE?
DATA – 08.10.2017 MANHÃ TEXTO – Salmo 102:18


“Escreva-se isto para a geração futura, para que um povo que está por vir louve ao Senhor. ” Salmo 102:18


I. INTRODUÇÃO:


Antônio Tadeu Ayres, em seu livro “Como Entender a Pós-Modernidade”, nos lembra que o momento que a Igreja de Cristo está inserida é marcado pelo rompimento das fronteiras sociais, desmantelamento dos sistemas, quebra de tabus, nova moralidade, novos critérios éticos e a destruição dos sistemas de valores presentes nas gerações passadas. Fica a pergunta: Como levar o Evangelho absoluto de Cristo para uma geração Pós-Moderna que não crê no absoluto, que é pragmática, pluralista e mística? Como evitar essa infiltração no arraial evangélico?


A Bíblia é a manifestação escrita do amor de Deus para com o homem, assim como Jesus é a manifestação na carne, as Escrituras testificam deste amor, e nos ensinam a sua extensão, seus ensinos trazem conhecimento a todas as gerações, e por ela conhecemos a Deus e a máxima revelação do Seu amor, “Jesus”. O alcance das Escrituras atende às necessidades de todas as gerações.


Sendo assim, creio ser um dos grandes desafios da Igreja, o de levar ensino e desejo de aprendizado a todas as gerações neste mundo pós-moderno. O ensino na Igreja precisa ser interessante, atuante, atual e de uma linguagem que alcance a todos. Vejamos:


II. DIVISÃO:
1. CRIANÇAS – Mateus 21:16 – “e perguntaram-lhe: Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e de criancinhas de peito tiraste perfeito louvor? ”
As mais lindas histórias de todos os tempos estão registradas nas Escrituras Sagradas. Vós pais que me ouvem não devem trocar estas verdades, e trocá-las por histórias de mentira e ilusão. Cuidado! “Ensine o seu filho...” – provérbios 22:6,15 “...vara da correção”, ensino e disciplina caminham juntos, esta é a recomendação bíblica.
Lembre-se que você deve ser o exemplo, ir e elevar o seu filho à Igreja e ensinar a ele a Palavra de Deus!
2. JOVEM – Salmo 119:9 – “Como purificará...” –
Só há uma maneira de purificar o coração, guardando a Palavra. Paulo escreve a Timóteo – “o jovem precisa ser um exemplo aos fiéis” – 4:12. A Igreja deve ser o canal para que o jovem possa ter desejo e sede de conhecer a Deus, e assim não ser iludido pelas mentiras do inimigo.
3. ADULTO – I João 2:14b – “...conheceis aquele que é desde o princípio. ” –
Conhecer a Deus é ter intimidade com Ele, experimentar de Sua Presença e do Seu Poder. Como lemos em Malaquias – “fazei prova de mim...” – 3:10.
A Igreja deve através do ensino das Escrituras nos aproximar de Deus
“Lembre-se, do que disse John Stott: se a Bíblia não me afastar do pecado, o pecado me afastará da Bíblia”.
4. ANCIÃO – Isaias 46:4 – Eu Sou o Senhor que cuido de vós –
Quando todos os sonhos parecerem impossíveis, é o Senhor que vos renovará a esperança. Faça como José do Egito. A Igreja deve manter acessa a luz da esperança em Cristo


III. CONCLUSÃO:
A verdade é que a Palavra do Senhor permanece até o fim, e tem sido fiel em todas as gerações – Isaias 40:8. A Igreja que ensina a Palavra de Deus está presente em todas as gerações! “Seca-se a erva, e murcha a flor; mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. ”