Pesquise no site da PIB:

 

 

 

                        

 TEXTO – NAUM 2:1

“O destruidor sobe contra ti. Guarda tu a fortaleza, vigia o caminho, robustece os lombos, arregimenta bem as tuas forças. ”

 I. INTRODUÇÃO:

No evangelho de João 10:10, Jesus diz que o inimigo vem para matar, roubar e destruir, precisamos estar atentos, pois ele anda como um leão, procurando a quem possa tragar (I Pedro 5:8).

O profeta Naum anuncia que o destruidor sobe contra ti, e apresenta alguns conselhos para não sermos presas fáceis nos dias que se seguem. Vejamos estes conselhos e procuremos aplicá-los em nossas vidas:

 

 II. DIVISÃO: 

  1. GUARDA TU A FORTALEZA – podemos aqui aplicar que a fortaleza do homem é a sua casa, seu lar, sua família, ainda podemos dizer de sua vida de fé. A recomendação é que possamos guardar a casa, a família. No Salmo 127:1, o salmista escreve: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”. Nestes últimos dias o destruidor tem investido contra a família, uniões homossexuais, divórcios, intrigas, filmes e programas que afrontam a família e seus valores. Precisamos ver o Senhor edificando a casa, guardando a fortaleza. Os lares precisam de mais oração, e leitura da Palavra, famílias precisam do perdão. 
  2. VIGIA O CAMINHO – por onde temos andado? “Em meus passos que faria Jesus? ”. Quais atalhos temos pego? Como tem sido a nossa conduta? Precisamos de Luz para andar, “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho” (Salmo 119:105). Jesus deve ser a luz que nos conduz – João 3:19 – “A Luz veio ao mundo...”. Para não cair nas armadilhas precisamos de um caminho iluminado. 
  3. ROBUSTECE OS LOMBOS – lombos, significa, costas, dorso. Não devemos nos dobrar as artimanhas do inimigo, do destruidor. As costas devem estar protegidas, cingidas (Jeremias 1:17). 
  4. ARREGIMENTA BEM AS TUAS FORÇAS – Mateus 26:41 – Precisamos resistir no dia mau – Efésios 6:13. Precisamos ver o exemplo de Elias – I Reis 19: 8 – precisamos de forças para caminhar até o Monte de Deus – Horebe.

 

III. CONCLUSÃO:

Estamos nos despedindo do ano de 2017 e dando as boas-vindas para 2018, na certeza que as lutas hão de continuar, mas fortalecidos no Senhor veremos dias de paz e graça.

Nesta esperança vamos seguir e assim fortalecidos vamos vencer no Nome de Jesus!