Pesquise no site da PIB:

 

 

 

                        

“Foi pois, Bate-Seba, ter com o rei Salomão, para falar-lhe por Adonias. O rei se levantou a encontrar-se com ela e se inclinou diante dela; então, se assentou no seu trono e mandou por uma cadeira para sua mãe, e ela se assentou à sua direita.” I Reis 2:19 

Tendo como base este texto o pastor Antonio Paulo de Oliveira, presidente da Apec no Brasil, trouxe uma reflexão muito importante que comento a seguir:

De todas as mulheres de Davi, Bate-Seba é a mais conhecida. Parece ter sido ainda a mais amada, e para quem o rei jurou que seu filho, Salomão, subiria ao trono em seu lugar (I Reis 1:24). Davi honrou sua palavra e Salomão ascendeu ao trono de Israel – frustrando as pretensões de Adonias, irmão mais velho de Salomão, de ser proclamado rei em lugar de Davi.

Bate-Seba parece ter sido também uma mulher de um coração enorme, disposta a ajudar a todos, mas um tanto ingênua quanto às políticas vigentes do reino, vindo a ser usada por Adonias, a fim de obter favor do novo rei. Adonias pediu que a rainha mãe intercedesse por ele e ela prometeu advogar sua causa. “Foi, pois, Bate-Seba ter com o rei Salomão, para falar-lhe por Adonias.”

A julgar pela reação do monarca, a visita de sua mãe foi uma surpresa, mas Salomão gostou de sua mãe ter vindo. Ele a tratou com deferência. Deu-lhe toda atenção, saiu do trono e foi ao seu encontro. “O rei se levantou a encontrar-se com ela e se inclinou diante dela.”

Aquela atitude não era apenas um protocolo oficial. Não era só um ato de nobreza ou de educação. O gesto mostrava reverencia e honra para com sua mãe. Ao agir assim, Salomão cumpria um mandamento bíblico: ”Honra a teu pai e tua mãe.” Êxodo 20:12.

Dos dias da monarquia israelita até hoje muita coisa mudou nas relações de família. Mas o preceito bíblico de honrar pai e mãe continua valido. Deus continua ordenando que o filho ou filha trate a mãe com consideração, respeito, amor e honra. Não gosto de ver filhos tratando sua mãe com deboche, sarcasmo, grosseria. O mandamento de honrar pai e mãe é acompanhado de uma promessa de longevidade para o filho respeitoso – Efésios 6:2:

“Honra a teu pai e tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa).”

O rei Salomão foi além de respeitoso. Ele também procurou acomodar sua mãe. Ele não a deixou em pé. Não a deixou esperando. Cuidar das necessidades dos pais é outro dever dos filhos, especialmente quando são idosos. “não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer.” Provérbios 23:22.

 Nesta etapa da vida os filhos precisam se preocupar com as necessidades especiais dos pais. A Bíblia deixa claro que uma forma de manifestar verdadeira piedade é cuidar bem dos seus, especialmente dos da própria casa – I Timóteo 5:8.

O desejo do nosso coração é que neste dia das mães e durante todos os dias da vida os filhos possam tratar suas mães como fez Salomão, com a honra devida.

Vale a pena honrar, ouvir e dar a mamãe o lugar apropriado. 

A PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRAS DESEJA A VOCÊ UM FELIZ DIA DAS MÃES COM JESUS NO CORAÇÃO!

DEUS SEJA LOUVADO PELA SUA VIDA E DE TODA A SUA FAMILIA!

Texto adaptado

Pastor Marcos Peres