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Uma simples modificação na escolha dos alimentos ajuda a ter um estilo de vida mais saudável.

Essa modificação não deve interferir no prazer de comer. A formação de hábitos saudáveis nos remete a questão educacional no ato de comer, que é um processo lento que depende de pequenas ações cotidianas e constantes.

Veja algumas dicas sobre as mudanças alimentares que trarão benefícios essenciais para sua saúde.

  •  Substitua o leite integral pelo desnatado, evitando assim a gordura do leite e suas calorias, que estão associadas com o aumento do nível de colesterol;
  • Coma mais peixe e menos carne vermelha, pois as gorduras dos peixes são ricas em ácido graxo insaturados, Omega 3 que favorecem a saúde cardíaca enquanto as carnes vermelhas têm principalmente gorduras saturadas;
  •  Uma ou duas vezes por semana, substitua o prato principal no qual geralmente é à base de carne, por leguminosas, como grão de bico, soja, lentilha, que também possuem proteínas;
  •  Prefira frutas nas sobremesas, pois o seu consumo aumentará a quantidade de vitaminas e minerais que seu organismo necessita e será menos quantidade de açúcar e gordura que os outros tipos de sobremesa trás;

Prefira um café da manhã bem equilibrado, já que a primeira refeição do dia é de grande importância. Inclua nele os alimentos de todos os grupos de nutrientes.

Marta Prates