No Culto JPC de sábado, 31/10/2020, a partir do versículo 8 do capítulo 3 do livro de Gênesis, o pastor Fernando Maia tratou da natureza do pecado.
“Naquele dia, quando soprava o vento suave da tarde, o homem e a sua mulher ouviram a voz do Senhor Deus, que estava passeando pelo jardim. Então se esconderam dele, no meio das árvores.”
Gênesis 3:8 NTLH
O que a Bíblia diz sobre o pecado?
O pecado é a transgressão da lei, naquilo que eu penso, eu falo e eu faça. É estar fora da vontade de Deus.
Pecado é errar o alvo.
O pecado gera separação porque Deus e pecado não podem coexistir. Assim, somos expulsos de sua presença por amor, para nossa proteção e segurança.
Um Deus santo que julga corretamente o pecado jamais permitirá que um pecador que vive em erro (e persiste nele) esteja na Sua presença.
A natureza pecaminosa do homem está em constante conflito com a natureza de Deus.
“Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem.”
Gálatas 5:17 NTLH
Uma vida sem Deus é uma vida que não encontra seu sentido pleno.
“Sabemos que a lei é divina; mas eu sou humano e fraco e fui vendido ao pecado para ser seu escravo. Eu não entendo o que faço, pois não faço o que gostaria de fazer. Pelo contrário, faço justamente aquilo que odeio. Se faço o que não quero, isso prova que reconheço que a lei diz o que é certo. E isso mostra que, de fato, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz. Pois eu sei que aquilo que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo. Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço. Mas, se faço o que não quero, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz. Assim eu sei que o que acontece comigo é isto: quando quero fazer o que é bom, só consigo fazer o que é mau. Dentro de mim eu sei que gosto da lei de Deus. Mas vejo uma lei diferente agindo naquilo que faço, uma lei que luta contra aquela que a minha mente aprova. Ela me torna prisioneiro da lei do pecado que age no meu corpo. Como sou infeliz! Quem me livrará deste corpo que me leva para a morte?”
Romanos 7:14-24 NTLH
Em primeira e em última instância o maior ofendido com o meu e o seu pecado é Deus. Mas Deus faz uma obra tão maravilhosa em nossa vida que Ele mesmo resolve esse problema. Nenhuma obra humana pode unir o homem pecador e Deus santo. Há um só mediador entre nós e Deus. E tudo que podemos fazer é entregar nossa vida a Ele.
Quando entendo, vejo, aceito minha incapacidade e insuficiência, eu começo a ver a solução. O problema não é o que te faltou, na infância, na adolescência, na vida.
O problema está no seu coração.
“Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado. Eu, o Senhor, examino os pensamentos e ponho à prova os corações. Eu trato cada pessoa conforme a sua maneira de viver, de acordo com o que ela faz.”
Jeremias 17:9-10 NTLH
“Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas consequências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras.”
Marcos 7:21-23 NTLH
E nossas boas obras?
“Todos nós nos tornamos impuros, todas as nossas boas ações são como trapos sujos. Somos como folhas secas; e os nossos pecados, como uma ventania, nos carregam para longe. Não há mais ninguém que ore a ti, ninguém que procure a tua ajuda. Por causa dos nossos pecados, tu te escondeste de nós e nos abandonaste.”
Isaías 64:6-7 NTLH
É uma pessoa quem resolve o meu e o seu problema: Jesus.
“Então Jesus disse para os que creram nele: — Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.”
João 8:31-32 NTLH
Jesus é nossa esperança e perante Ele “o vírus do pecado” não tem mais nenhuma força.
“Será que vocês não sabem? Será que nunca ouviram falar disso? O Senhor é o Deus Eterno, ele criou o mundo inteiro. Ele não se cansa, não fica fatigado; ninguém pode medir a sua sabedoria. Aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos. Até os jovens se cansam, e os moços tropeçam e caem; mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.”
Isaías 40:28-31 NTLH
“Como sou infeliz! Quem me livrará deste corpo que me leva para a morte? Que Deus seja louvado, pois ele fará isso por meio do nosso Senhor Jesus Cristo! Portanto, esta é a minha situação: no meu pensamento eu sirvo à lei de Deus, mas na prática sirvo à lei do pecado.”
Romanos 7:24-25 NTLH
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.