Não pode a vingança ser vista como o triunfo da justiça?

A leitura bíblica de hoje é:
📜Gênesis 49 e 50
📖 Mateus 9

📜“Respondeu-lhes José: Não temais; acaso, estou eu em lugar de Deus?”
(Gn 50.19)

José havia sofrido muito por causa de seus irmãos que o haviam vendido como escravo para o Egito (leia Gênesis 37). Depois de muitos anos, José havia se tornado o governador do Egito e seus irmãos precisaram da ajuda do irmão a quem haviam prejudicado. Apesar de ser um homem importante e poderoso, José nunca quis se vingar de seus irmãos. Pelo contrário, além de dar-lhes casa e comida, consolou-lhes também o coração. José sabia que só Deus é justo e tinha consciência de que não estava no lugar de Deus (v.20). Assim, deixou que Deus fosse o Juiz da situação. Saber perdoar é uma grande virtude. É um dos principais sinais de que Deus está de fato agindo em nossa vida. Pois quem foi perdoado por Deus deve saber perdoar os outros. Leia com atenção Romanos 12.17-21.

Reflexão:

– Você já teve oportunidade de vingar-se de alguém que o prejudicou?

– Como você reagiu?

– Por que a vingança é desaconselhável?

– Será que conseguimos fazer justiça de maneira correta?

– Será que quem pratica a vingança sai feliz?

– Será tal pessoa de fato vencedora?

(📚B.E. Esperança, 2000, pg. 41)

A leitura coletiva da Bíblia em 1 ano é uma atividade anual, promovida pelo Instituto Bíblico, parte do MEC (Ministério de Educação Cristã) da PIB do Brás.

Curta, compartilhe e abençoe famílias. Compartilhe palavras de esperança, envie as mensagens para alguém e espalhe a Palavra de Deus.

Deixe um comentário