Por que Deus instituiu um descanso sabático?

A leitura bíblica de hoje é:
📜Êxodo 15 e 16
📖 Mateus 17

📜“Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto é sábado; nele, não haverá.” (Êx 16:25)

Por que Deus instituiu um descanso sabático?

Esse é um dos temas encontrados em muitas partes da Bíblia. Aqui, vemos que a importância do sábado no Antigo Testamento era tão grande que até o maná, o alimento especial dado por Deus, não caía no sábado. Esse descanso sabático tem muito valor para o homem de hoje.

Em primeiro lugar, ele nos recorda que somos finitos e humanos e precisamos de um descanso semanal. Quanto estresse há em nossos dias por excesso de trabalho. Quantos trabalhadores são explorados e não têm direito a descanso em várias partes do mundo. Além disso, o descanso sabático lembrava ao homem que ele deveria dedicar parte de seu tempo para adorar a Deus e aprender sobre o Criador. Por outro lado, no Novo Testamento lemos que Jesus não aceitou o legalismo dos fariseus na questão do sábado.

Reflexão:

– Existe diferença entre entender o princípio sabático de descanso e guardar o sábado literalmente?

– Leia Marcos 2:27-28 e comente a resposta de Jesus dada aos fariseus.-

Será que o domingo pode ser considerado um sábado cristão? Até que ponto?

(📚B.E. Esperança, 2000, pg. 55)

A leitura coletiva da Bíblia em 1 ano é uma atividade anual, promovida pelo Instituto Bíblico, parte do MEC (Ministério de Educação Cristã) da PIB do Brás.

Curta, compartilhe e abençoe famílias. Compartilhe palavras de esperança, envie as mensagens para alguém e espalhe a Palavra de Deus.

Deixe um comentário