Filho, se você parar de aprender, logo esquecerá o que sabe

Devocional da Gabriela para JPC Juventude pode Crer:

📜 “Filho, se você parar de aprender, logo esquecerá o que sabe” (Provérbios 19:27 – NTHL).

”Se você parar de ouvir a instrução, meu filho, irá afastar-se das palavras que dão conhecimento” (Provérbios 19:27 – NVI).

Qual aluno que nunca pensou quando fosse ter que parar de estudar para provas e apresentações de trabalho? Quem nunca fez contagem regressiva para o final do ano, para as tão sonhadas férias? Desde que nascemos estamos aprendendo coisas novas e já no início da vida nos ensinam, por exemplo, a falar “mamãe” e “papai” sucessivas vezes até que saia algum som minimamente próximo disso. E, não se engane, assim que um novo conhecimento é adquirido vem outros tantos.

A bíblia nos exorta a aprender coisas novas e continuar a relembrar o que já nos foi ensinado. O estudo bíblico tem que ser assim também: uma constante diária. Se pararmos de ouvir a instrução de Deus certamente iremos nos afastar das palavras que dão conhecimento, pois a cada instante somos alvos de ideias seculares que podem parecer até muito bonitas na teoria, mas que na verdade estão a passos distantes da Palavra.

Esse provérbio foi escrito por Salomão e, apesar de ter sido um homem de sabedoria e discernimento extraordinário, bem como de abrangência de conhecimento tão imensurável quanto a areia do mar (1 Reis 4:29-30), o Senhor se indignou contra ele (1 Reis 11:9). Portanto, que não nos enganemos com o nosso próprio conhecimento, mas que busquemos sempre ouvir a instrução do Senhor.

Oração: Senhor Deus, dê-nos ânimo para continuarmos a ler a sua palavra e a nos aproximar das palavras que dão conhecimento. Que não nos esqueçamos do Teu amor e da Tua graça. Em nome de Jesus, amém.

Curta, compartilhe e abençoe famílias. Compartilhe palavras de esperança, envie as mensagens para alguém e espalhe a Palavra de Deus.

Deixe um comentário