De quem é a culpa das tragédias da vida?

A Leitura Bíblica de hoje é:
📜Deuteronômio 28 e 29
📖 João 9

📜 “E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”
(Jo 9:2)

O que eu fiz para merecer isso?

Essa é uma das perguntas mais comuns diante das tragédias da vida. Aqui, vemos que muitas coisas tristes, como nascer cego, não é culpa de ninguém.
Não carregamos um castigo de outras vidas, nem pagamos pelos erros dos outros. A verdade é que o mundo sofre as consequências do pecado, e por isso todos estamos sujeitos ao sofrimento. Todavia, essa condição é uma grande oportunidade de revelar-se a glória de Deus em nossa vida. Muitas vezes, o sofrimento abre as portas para um encontro maravilhoso com Deus. Nossa situação de dor já começa a ser revertida agora e o será completamente na vida eterna.

Reflexão:
– Será que colocar a culpa de uma tragédia numa suposta vida passada resolve o problema?
Por que o mal aconteceu na vida passada?
Foi por causa da vida anterior à passada?
Até onde vamos chegar?
– Se o sofrimento é pagamento da culpa passada, não seria lógico deixar a pessoa sofrendo?
Podemos aceitar essa lógica?
– Não é mais razoável aceitar que Deus permite o sofrimento com o propósito de trazer um bem maior nessa vida e na vida eterna?

(B.E. Esperança, 2000, pg. 91)

A leitura coletiva da Bíblia em 1 ano é uma atividade anual, promovida pelo Instituto Bíblico, parte do MEC (Ministério de Educação Cristã) da PIB do Brás, liderado pelo irmão Saulo Calixto.

Curta, compartilhe e abençoe famílias. Compartilhe palavras de esperança, envie as mensagens para alguém e espalhe a Palavra de Deus.

Deixe um comentário