No culto de oração e estudo bíblico desta quarta-feira, 12/05/2021, o pastor Marcos Peres nos convidou a ler o capítulo 12, nos versículos 27 a 40.
Por ocasião da dedicação dos muros de Jerusalém, os levitas foram procurados e trazidos de onde moravam para Jerusalém para celebrarem a dedicação alegremente, com cânticos e ações de graças, ao som de címbalos, harpas e liras. Os cantores foram trazidos dos arredores de Jerusalém, dos povoados dos netofatitas, de Bete-Gilgal, e das regiões de Geba e de Azmavete, pois esses cantores haviam construído povoados para si ao redor de Jerusalém. Os sacerdotes e os levitas se purificaram cerimonialmente e depois purificaram também o povo, as portas e os muros.
(…)
(Neemias 12:27-30)
Assim como o povo de Israel, a igreja do Senhor Jesus tem sempre louvor nos seus lábios e o coração pronto para adorar a Deus. E neste texto observamos que há um padrão para a adoração.
O verso 31 nos mostra que havia um lugar inusitado: o portão por onde o lixo deveria sair. Deus nos quer santificados diante dele e uma das primeiras atitudes que devemos ter perante Deus é confissão e arrependimento. O pastor nos convida a perceber o paralelo, iniciando nossa adoração com a confissão dos pecados e a admissão do “portão do monturo” em nossas vidas, deixando o lixo para fora e guardando nossos portões e muralhas.
No verso 37, a procissão passou pelo portão da fonte. O povo que adora Deus precisa plenamente da presença do Espírito Santo de Deus, prioridade em nossas vidas, lançando para fora o pecado e se enchendo do Espírito Santo de Deus, caminhando para uma plena adoração, uma vida que agrada ao Senhor.
No verso 38, vemos que a procissão também passou pela torre dos fornos até a muralha larga. A provação faz parte da vida do povo de Deus, de quem quer estar plenamente em Deus, vivendo uma vida refinada pelo Senhor.
Que possamos passar pelo portão do monturo, lançando fora tudo que não agrada a Deus, que possamos passar pelo portão das águas para que o Espírito Santo seja pleno em nossa vida, e que ao passar pelos fornos possamos ser purificados e a beleza de Cristo se veja em cada um de nós. Aí sim estaremos prontos para adorar.
Amém!
Veja ou reveja o culto nas redes sociais da PIB do Brás:
E deixamos o louvor indicado pelo pastor no culto:
Que a beleza de Cristo se veja em mim
Toda sua admirável pureza e amor
Ó tú, chama divina todo, meu ser refina
Até que a beleza de Cristo se veja em mim
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.