Dia do pastor

No mês de Junho, na celebração dos 110 Anos da PIB do Brás, publicaremos no Editorial do Boletim Informativo, pastorais que foram publicados no passado. O de hoje, 13/06/2021, é da autoria do Pastor José Vieira Rocha, Pastor Emérito e pregador no Culto da Manhã. 

O texto foi publicado no dia 9 de junho de 1991, um dia após a inauguração do Templo da Rua Major Otaviano. Lembramos que no calendário dos Batistas, o segundo domingo de Junho é a data para a celebração do Dia do Pastor Batista. O texto é o seguinte:

DIA DO PASTOR

Ontem, dia 8, a Igreja completou 80 anos e inaugurou o seu novo templo. Hoje, com toda a Denominação Batista, comemoramos o Dia do Pastor.

O momento histórico que vivemos se constitui, também uma homenagem aos nossos Pastores – o do presente e os do passado. Há o Pastor da infância, o do Batismo, o do Casamento e o de tantas ocasiões especiais em nossa vida.

Como Igreja de Cristo, temos o do

presente e os do passado. É hora de agradecermos a Deus por eles. Quanto aos do passado, que haja

gratidão nossa diante de Deus por eles. Se perfeitos não foram, é perfeitamente compreensível em razão clara de que são ou foram humanos. Foram, contudo, instrumentos de Deus para nos exortar, consolar, ajudar, ensinar, corrigir, cooperando até mesmo em suas falhas para o nosso crescimento espiritual por causa da Palavra que nos ensinou. Quanto ao nosso Pastor do presente, homem é e carecedor de nossas orações constantes.

Se para a Igreja a ocasião é propícia para gratidão, para os Pastores o momento é oportuno para reflexão. Se mais não é feito por nós, reconheçamos que isto resulta de não estarmos na absoluta dependência do Espírito Santo de Deus.

Esta é uma hora difícil para o Ministério. Quantos há negando a fé com conduta reprovável. Oremos por eles. Quantos em descaminhos da doutrina, buscando fama e posição em detrimento da exaltação do nome de Cristo, razão única de uma fé viva, autêntica e frutífera.

No Dia do Pastor, é, também, ocasião para lembrarmos da família do Pastor (esposa e filhos) que sem eles, seu Ministério não teria êx- ito.

Em nosso meio contamos com diversos Pastores, assim como

contamos com alguns familiares de pastores. A todos, estendamos hoje, nossa mão amiga, somada à oração fervorosa em favor deles.

Lembrança trazida pela diaconisa Marília Viana Berzins, em nome da Comissão dos 110 Anos da PIB do Brás.

Curta, compartilhe e abençoe famílias. Compartilhe palavras de esperança, envie as mensagens para alguém e espalhe a Palavra de Deus.

Deixe um comentário