No culto de oração e estudo bíblico desta quarta-feira, 07/07/2021, o pastor Marcos Peres continuou os estudos sobre as igrejas do livro de Apocalipse, capítulo 3, versículos 1 a 6.
“Ao anjo da igreja em Sardes, escreva:
“Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas.
“Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto. Esteja atento! Fortaleça o que resta e que estava para morrer, pois não achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus. Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se. Mas, se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você.
“No entanto, você tem aí em Sardes uns poucos que não contaminaram as suas vestes. Eles andarão comigo, vestidos de branco, pois são dignos. O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.
(Apocalipse 3:1-6)
Na quinta parte dessa série de estudos, depois de conhecermos mais das igrejas de Éfeso, de Esmirna, de Pérgamo e de Tiatira, chegamos a cidade de Sardes, um centro cultural, religioso e comercial, cidade que sofria muita influência da sua época e do Império Romano do qual fazia parte.
Essa carta traz uma censura e a palavra-chave é “vigiar, estar atento” (v. 2). No início já percebemos que não basta viver da reputação e da história, uma igreja precisa ser atuante em todo o tempo (v. 1). Não podemos parar, precisamos avançar naquilo que o Senhor Jesus tem para nossa vida. Em Sardes, o Senhor Jesus mostra que vê que muitos estão morrendo na vida de aparências (v. 2). Havia apenas uma aparência de um temor e de um culto, as pessoas pareciam estar mais envolvidas com outras coisas do que com o culto a Deus. Precisava ter um despertamento na vida daquela igreja.
O ensino do Senhor Jesus sobre a sua vinda é semelhante ao aviso que Ele faz para a igreja de Sardes (v. 3), como foi descrito na Parábola das Dez Virgens (Mateus 25:1-13). Desperta tu que dorme e Cristo o iluminará (Efésios 5:14 ), procura vigiar e estar apto para a obra do Senhor enquanto é dia. Não viva só da aparência e daquilo que você fez no passado. Sejam sóbrios e vigilantes, o inimigo de vocês anda em derredor procurando alguém para devorar (1 Pedro 5:8) e se agrada de ver uma igreja morta e inerte.
Esta carta é de chamada de atenção e uma censura aos que estão mortos e precisam despertar, avisando aos que “ainda estão vivos” que não podiam se deixar levar pelos outros, vivendo firmes na espera ativa da volta do Senhor (v. 4). Glória a Deus porque aqueles que estão alertas, atentos e não estão mortos, estes com certeza estão com seus nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro e terão seus nomes reconhecidos pelo Senhor diante do Pai (v. 5), fortalecidos pela ação do Seu Santo Espírito e assim a igreja pode continuar sua obra para a glória de Deus.
Que o Senhor Jesus tenha falado ao seu coração nesta mensagem.
Veja ou reveja o culto no nosso YouTube:
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.