Chamados para ser agentes de transformação

No culto vespertino deste domingo, o pastor Marcos Peres segue com as mensagens relacionadas ao tema da campanha das Missões Estaduais de 2021: Pesca para a vida. A mensagem tem como tema “Chamados para ser agentes de transformação”, baseada em  Filemon 4-7.

O pastor traçou um paralelo entre os livros de Filemon e Neemias, trazendo-nos uma percepção do que há no chamado para ser um agente de transformação. A primeira característica é o fato dele se importar com o que está acontecendo naquela cidade distante (. O desejo de conhecer e de se importar com o campo (missionário), o desejo de conhecer e de saber como estão os de lá e sentir tristeza por eles (Neemias 1:4). A segunda é a ação intercessória por aqueles que sofrem (v. 5), a terceira o reconhecimento das próprias fraquezas (v. 7).  Ele também vê o mundo com os olhos de Deus (v. 10). Independente da sua função ou ocupação, do seu perfil profissional ou pessoal, a oração e a palavra final de Neemias (v. 11) mostram a dependência e a confiança no Senhor para realizarmos a Sua obra com excelência e com alegria. 

A salvação pela graça descrita pelo apóstolo Paulo (Ef 2:1-10) nos mostra que embora não sejamos salvos por nossas obras, podemos realizar as obras que Ele tem para este mundo, ou seja, a salvação em Cristo Jesus. Quantas vidas terão sido alcançadas, salvas e restabelecidas naquele tempo em que Neemias cuidou de tantos detalhes para reconstruir um muro erguendo vidas? Ele era uma pessoa de confiança do rei, mas deixou isso porque achou que ser agente de transformação para seu povo era mais importante. 

E por que Filemon? Paulo intercede por Onésimo, que foi escravo de Filemon, mas agora era um irmão na fé. Como Paulo sabia que ele era um agente de transformação e que poderia ser exortado a essa ação? Pelo que lemos no início da carta. 

“Sempre dou graças a meu Deus, lembrando-me de você nas minhas orações, porque ouço falar da sua fé no Senhor Jesus e do seu amor por todos os santos. Oro para que a comunhão que procede da sua fé seja eficaz no pleno conhecimento de todo o bem que temos em Cristo. Seu amor me tem dado grande alegria e consolação, porque você, irmão, tem reanimado o coração dos santos.”
(Filemon 4-7)

Uma fé evidente, um amor sem distinção, uma comunhão genuína, uma alegria contagiante e uma presença animadora. São características de Filemon que se assemelham em parte a Neemias, que foi um agente transformador de uma cidade, enquanto que Filemon poderia ser um agente de transformação na vida de uma pessoa. Deus tem nos chamado para este papel, alguns para uma cidade inteira, outros para pessoas, para irmãos na fé. 

Veja e indique, abençoando famílias. Compartilhe palavras de esperança, envie as mensagens da nossa igreja para alguém e espalhe a Palavra de Deus pelas redes sociais.

Siga nossas redes sociais: @pibdobras no Instagram https://instagram.com/pibdobras e Facebook https://www.facebook.com/pibdobras e no YouTube https://www.youtube.com/c/primeiraigrejabatistadobras .

Curta, compartilhe e abençoe famílias. Compartilhe palavras de esperança, envie as mensagens para alguém e espalhe a Palavra de Deus.

Deixe um comentário