A importância do pai na construção dos valores familiares

A Leitura Bíblica de hoje é:

Ester 1 e 2 📜

Provérbios 8 📃 

“Então, enviou cartas a todas as províncias do rei, a cada província segundo o seu modo de escrever e a cada povo segundo a sua língua: que cada homem fosse senhor em sua casa, e que se falasse a língua do seu povo.”

A importância de você construir os valores familiares!

O livro de Ester pinta graficamente as vigorosas lutas dos judeus dispersos durante o tempo do rei persa, Assuero, contra as tramas nefandas de certo primeiro-ministro chamado Hamã.

Embora o nome de Deus não seja mencionado uma vez sequer nesse livro, Sua mão se manifesta continuamente em todas as circunstâncias detalhadas do relato.

O assunto da autoridade do pai no lar, sendo ele quem impõe os costumes e a língua, não era insignificante naquela época de internacionalismo, quando impérios enormes haviam eliminado as antigas barreiras nacionais.

As deportações, conquistas e colonizações produziram uma confusão de casamentos mistos que nunca poderia ser prevista poucos séculos antes.

Nótula Homilética. Cap. 1. A providência de Deus controla os acontecimentos de maneira imprevisível: aquela jovem cativa, Ester, jamais poderia sonhar em ser rainha, se não tivesse havido o pensamento indecente e tirânico na mente do rei (v.11), a altiva recusa da rainha (v.12), e a sugestão audaciosa e sem precedentes da parte de Memucã (v.19).

(B.E. Shedd, 2011, pg. 709)

Vale pensar!

Há valores que precisam ser ensinados no âmbito familiar:

> Amor próprio

> Honestidade

> Responsabilidade

> Cortesia

> Solidariedade

> Gratidão

> Obediência

> Justiça.

Quantos mais podemos acrescentar à essa lista?

A leitura coletiva da Bíblia em 1 ano é uma atividade anual, orientada pelo pastor Adesilto Asevedo Silvestre (@adesilto.asevedo) e promovida pelo Instituto Bíblico, parte do MEC (Ministério de Educação Cristã) da PIB do Brás, liderado pelo irmão Saulo Calixto.

Curta, compartilhe e abençoe famílias. Compartilhe palavras de esperança, envie as mensagens para alguém e espalhe a Palavra de Deus.

Deixe um comentário