Neste domingo, iniciando os estudos da “Epístola da Graça”, a Carta aos Romanos, e no culto vespertino o pastor Jesus Sanchéz fez um panorama geral do livro do Novo Testamento, em sermão baseado em Romanos 3:23-26.
Graça é central para a teologia de Paulo, de fato ele é quem dá mais ênfase ao tema e mais uso da palavra “Graça” (Jaris em grego) em todo o NT, especialmente na carta aos Romanos. Devemos entender a graça como a maneira de Deus agir no meio da humanidade, como a manifestação de sua justiça divina. A graça tem seu fundamento em quem Deus é, portanto não é uma simples expressão de sua personalidade, mas é o próprio Deus intervindo para nos salvar. Portanto, o ser humano pode entender a Graça de duas maneiras: como um simples favor divino (errado) ou como o atuar justo e salvador de Deus (correto).
Tendo uma visão panorâmica do que Paulo fala sobre a graça em Romanos, podemos identificar três cenários neste panorama:
1. O panorama catastrófico (capítulos 1 a 3). Este panorama se baseia no que Paulo diz no capítulo 3: 9-12, todos são pecadores e não há quem faça o bem, pelo que toda a humanidade está separada de Deus e condenada à morte eterna. Este panorama mostra-nos a grande necessidade que temos da graça, pois ninguém é capaz de se salvar, ninguém tem os recursos ou a capacidade para cumprir os padrões de Deus.
2. O panorama da esperança (do capítulo 4 ao 11).Este panorama é baseado no que Paulo expressou no capítulo 5: 17-21. Tanto judeus como gentios fazem parte da mesma promessa. Aqui os fundamentos da teologia da salvação pela graça por meio da fé em Cristo são estabelecidos. Nesse cenário, podemos ver o que a graça alcança e como isso deve nos motivar à santidade.
3. O cenário da transformação (capítulos 12 a 16). O fundamento deste cenário é encontrado no capítulo 12: , no qual Paulo fala da necessidade de deixar Deus transformar nossa mente para que Sua Graça se manifeste na transformação de nosso modo de vida. O apóstolo expõe todas as áreas onde o cristão deve agir de acordo com os parâmetros de Deus. Neste cenário, vemos os resultados da graça.
Veja ou reveja a mensagem no nosso YouTube:
Compartilhe palavras de esperança, envie as mensagens da nossa igreja para alguém e espalhe a Palavra de Deus pelas redes sociais.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.