Pode alguém ser afastado da comunhão da igreja?

A Leitura Bíblica de hoje é:

Eclesiastes 7 e 8 📜

1Coríntios 5 📖 

“Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais.” (1Co 5.11)

Pode alguém ser afastado da comunhão da igreja?

(1 Coríntios 5.9-13)

A resposta bíblica é afirmativa.

Em alguns casos, é necessário que uma pessoa que vive deliberadamente em pecado e que não quer arrepender-se do mesmo seja afastada da comunhão da igreja. Precisamos reconhecer que uma igreja não é um “clube”. Quando a vida de alguém prejudica o Evangelho e a própria igreja, essa pessoa precisa de disciplina. No caso dos coríntios, Paulo ordena com clareza “expulsai dentre vós o malfeitor”, referindo-se ao versículo 1, que fala de um homem que vivia conjugalmente com a mulher de seu pai (madrasta). Todavia, devemos observar que a disciplina é mais do que mera punição:

A disciplina deve:

– Ser uma demonstração de amor e interesse pela pessoa em pecado.

– Procurar recuperar a pessoa e não apenas afastá-la.

– Ser dura quando o caso é grave com o propósito de despertar o pecador da gravidade do seu estado.

– Ser aplicada aos pecados que trazem escândalo para o Evangelho e que ameaçam a vida do pecador ou da comunidade.

– Ser praticada para que a igreja não se corrompa e se mantenha fiel a Cristo.

(B.E. Esperança, 2000, pg. 151)

A leitura coletiva da Bíblia em 1 ano é uma atividade anual, orientada pelo pastor Adesilto Asevedo Silvestre (@adesilto.asevedo) e promovida pelo Instituto Bíblico, parte do MEC (Ministério de Educação Cristã) da PIB do Brás, liderado pelo irmão Saulo Calixto.

Curta, compartilhe e abençoe famílias. Compartilhe palavras de esperança, envie as mensagens para alguém e espalhe a Palavra de Deus.

Deixe um comentário