Se Deus é um só…

A Leitura Bíblica de hoje é:

Eclesiastes 3 e 4 📜

1Coríntios 3 📖 

“Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.” (1Co 3.9)

Se Deus é um só, por que os cristãos estão tão divididos em tantas igrejas e denominações?

(1 Coríntios 3.4-9)

Quantas pessoas ficam confusas diante do panorama religioso de hoje! 

Quantas denominações evangélicas existem?

Quantos grupos religiosos se dizem cristãos e até afirmam ser melhores do que os outros. A tendência à divisão já existia nos tempos do Novo Testamento, como podemos verificar aqui. 

Devemos tomar cuidado para não “andarmos segundo os homens” (v.4). Todavia, devemos entender também que nem toda diversidade significa necessariamente divisão. Muitas denominações surgiram em países diferentes e em épocas diferentes. Além disso, Deus nos dá liberdade de interpretarmos a Sua Palavra. 

As doutrinas principais e fundamentais são consenso entre os cristãos verdadeiros, mas há questões secundárias que podem ser interpretadas de maneira diferente. Essa diversidade é inclusive saudável e deve incentivar a tolerância. Todavia, Deus desaprova a divisão, o enaltecimento de meros homens, a busca de glória própria, pois todos os cristãos são irmãos e devem trabalhar para o crescimento do reino de Deus.

Reflexão:

– Será que a unidade cristã exige que todos pensem de modo igual em tudo?

– Você acha que as igrejas cristãs deveriam cooperar entre si para evangelizar os descrentes?

– O que você acha do número exagerado de denominações? É obra de Deus ou dos homens?

(B.E. Esperança, 2000, pg. 150)

A leitura coletiva da Bíblia em 1 ano é uma atividade anual, orientada pelo pastor Adesilto Asevedo Silvestre (@adesilto.asevedo) e promovida pelo Instituto Bíblico, parte do MEC (Ministério de Educação Cristã) da PIB do Brás, liderado pelo irmão Saulo Calixto.

Curta, compartilhe e abençoe famílias. Compartilhe palavras de esperança, envie as mensagens para alguém e espalhe a Palavra de Deus.

Deixe um comentário