Bonequeiras Missionárias

Em setembro de 2019 iniciou-se na PIB do Brás um novo projeto de artesanato: a produção de bonecas de pano para apoiar projetos missionários. 

A ação, que tem como apoio o livro “Chá de Bonecas e Encontro de Heróis – Projeto de Prevenção ao Abuso Sexual Infantil”, de Neide Lunas, tem como objetivo dar oportunidade para que se trate do autoconhecimento, da autoestima e do fortalecimento de vínculos afetivos.

Três meses depois do início, fizemos nosso primeiro Chá de Bonecas para meninas das comunidades vizinhas da igreja, para alunas do projeto PEPE Joias de Cristo e para as meninas das famílias da nossa igreja e todas se emocionaram ao receber de presente as bonecas de pano confeccionadas por voluntárias da nossa igreja no grupo Bonequeiras Missionárias, ligado ao MCM e Ministério da Terceira Idade. 

Assim como acontece com as bonecas, que têm detalhes no rosto, nos cabelos, no vestido e na roupa íntima, perfume e pacote feitos com muito carinho, nada no Chá de Bonecas está ali por acaso. Nada acontece por acontecer. Há um objetivo: PREVENIR contra o abuso sexual.  Além da prevenção, o projeto permite, através da interação, que a criança relate possíveis experiências e traumas.

Neste período de pandemia a igreja optou por não realizar as atividades, mas finalmente, no dia 18/04, reiniciamos as atividades que acontecem quinzenalmente na sala da MCM, no terceiro andar do Prédio dos Ministérios. 

O encontro ganhou o reforço do seminarista Giorgio Shiraishi Nunes da Silva, que, a convite da irmã Marília, trará mensagens devocionais para nossa reflexão ao final de cada atividade. Conselheiro dos Embaixadores do Rei da PIB do Brás, Giorgio contou com a ajuda dos embaixadores Saulo e Samuel.

Todos podem contribuir.

Se você tem este tempo livre, junte-se a nós! Não é necessário qualquer conhecimento de costura ou de artesanato, há espaço para todas ajudarem pois fazemos uma produção em série com pequenas atividades simples como cortar tecido ou fitas, colar os adereços, encher os corpinhos das bonecas de pano e enrolar os cabelos de lã. Quem sabe costurar pode se juntar ao grupo que confecciona os corpos, vestidos e calcinhas. 

Se você não tem tempo, mas quer abençoar este projeto, pode doar insumos como lãs (novelos de lã para tricô/crochê), tecidos (de algodão), fitas de cetim, elásticos para lingerie (finos), cola quente e enchimento. Converse com a irmã diaconisa Marília Berzins, líder do Ministério da Terceira Idade, ou com as coordenadoras do projeto Bonequeiras Missionárias, Rosely Gusmão e Samantha Shiraishi. 

Curta, compartilhe e abençoe famílias. Compartilhe palavras de esperança, envie as mensagens para alguém e espalhe a Palavra de Deus.

2 Responses to Bonequeiras Missionárias

Deixe um comentário