O bom exemplo de Sara (1Pe 3:1-7)


Neste domingo recebemos para o Culto Matutino, às 9h, o pastor Ananias Florêncio Souza, famoso pelo incentivo à plantação da Congregação Batista em Vargem, projeto querido da PIB do Brás.

No Dia das Mães e no mês que nossa denominação Batista comemora como Mês das Famílias, o pastor Ananias trouxe a mensagem“O bom exemplo de Sara, baseada em 1 Pedro 3:1-7. 

Explicando termos hoje controversos, como “submissão”, o pastor trouxe o olhar para a parceria e harmonia nos lares, com chefia do marido que é o piloto e o apoio indispensável da esposa que é copiloto. 

Seguindo o texto lido, lembrou que é pelo testemunho de vida que a esposa ganha o marido que ainda não se converteu. Igualmente, é pelo testemunho cotidiano que o marido ganha a confiança da esposa, já crente ou não. As mulheres, assim como os homens, devem ser honestas e respeitosas, ser santas e colocar sua esperança em Deus.  

O santo é termo que determina não que somos perfeitos, mas sim que somos “separados para Deus”, escolhemos viver para Cristo Jesus, nosso único e suficiente Senhor e Salvador. As mulheres cristãs têm em seu bom exemplo, testemunho de vida, a beleza interior. Algumas leituras desse trecho (1 Pe 3:3-5) recriminam os adereços, mas isso é um equívoco pois somos criaturas de Deus e não devemos ter os enfeites e adereços como foco da nossa ação, nem supervalorizando-os nem vivendo para evitá-los.  A beleza que interessa não é aquela apreciada pelos homens, mas por Deus! 

No texto há exortação para se praticar o bem sem medo, confiando em Deus que supre nossas necessidades. 

E o bom exemplo de mãe de Sara? Na galeria dos heróis da fé (Hb 11:11) Sara é citada como exemplo de fé porque acreditou em quem prometeu que lhe daria um filho, o próprio Deus, e por isso é a matriarca da fé. A Bíblia não omite as falhas de Sara, mas por ser assim, verdadeira, nos dá testemunho e é exemplo como serva de Deus, mãe e esposa. 

Ao final do culto matutino, tivemos um momento musical preparado pelo Ministério Infantil (@pibbjr) com as crianças cantando canções em homenagem às mães.  E o pastor Nilson da Silva, membro da nossa igreja, impetrou a benção sacerdotal finalizando o culto.

Curta, compartilhe e abençoe famílias. Compartilhe palavras de esperança, envie as mensagens para alguém e espalhe a Palavra de Deus.

Deixe um comentário