HOMENS FIRMES NA LIDERANÇA DO LAR E NA SOCIEDADE

Faz algum tempo, li artigo no site “Casadosefelizes”, sobre esse tema. O texto lembrava os vultos notáveis de Davi, Josué, Paulo e Moisés, principalmente, Issacar, um dos filhos de Jacó e seus descendentes. De Davi, Josué, Paulo, Moisés, Timóteo e outras personagens bíblicas sabemos que suas histórias são conhecidas, mesmo daqueles que não têm tanta familiaridade com a Bíblia.

E de Issacar e seus descendentes, você conhece suas histórias?

Issacar foi um dos filhos, o nono, de Jacó e Léa (Gn30.17,18). Esse homem teve quatro filhos: Tola, Pua, Jó e Sinrom (Gn 46.13). Ao estudar o comportamento dos descendentes de Issacar, verificamos que a palavra que os define muito bem é “coragem”.

Num momento difícil na história, os descendentes de Issacar tiveram coragem suficiente para abandonar a casa de Saul e reconhecer Davi como rei em todo o Israel (1 Cr 12.32). Noutro momento, os descendentes de Issacar tiveram coragem de comparecer às solenidades da Páscoa, celebradas por Ezequias, do reino de Judá, em Jerusalém (2 Cr 30.18). Nos tempos de Débora, também foram corajosos e a seguiram (Jz 5.15).

Mas, o verso bíblico que mais nos chama a atenção está em 1Crônicas 12.32. A Bíblia afirma que “dos filhos de Issacar, destros na ciência dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer, duzentos de seus chefes e todos os seus irmãos, que seguiam suas palavras”.

Os filhos de Issacar nos ensinam, especialmente aos homens de hoje, que precisamos ser corajosos para assumir posições aprovadas por Deus. 

Também nossas famílias precisam de homens parecidos com os chefes da tribo de Issacar: líderes de suas famílias e prontos a assumir posições corajosas diante dos ventos da imoralidade e das incertezas espirituais que assolam a sociedade de hoje.

Para tanto, é mister que andem com Deus e sejam fiéis ao seu mandato na família e no mundo!

É a mensagem que dirijo aos homens da PIB Brás, neste dia de aniversário da União Missionária Masculina, suplicando para eles e suas famílias as mais ricas bênçãos do Senhor.

Irland Pereira de Azevedo, Pastor interino, em texto publicado no Boletim Informativo do domingo, 12/02/2023.

Curta, compartilhe e abençoe famílias. Compartilhe palavras de esperança, envie as mensagens para alguém e espalhe a Palavra de Deus.

Deixe um comentário