Efésios e suas lições sobre a salvação

“Efésios e suas lições sobre a salvação”, tema das mensagens do pastor Irland Pereira de Azevedo nos cultos dominicais em 19/03/2023, nos levou a refletir sobre três momentos da Doutrina da salvação: salvação, santificação e glorificação.

Partindo da leitura pública e coletiva dos versículos 1 a 10 do segundo capítulo da carta de Paulo aos Efésios, reflexionamos sobre a morte espiritual que vive quem vive a morte espiritual, a que cria ídolos e os coloca no lugar de Deus.

📜 Ele vos deu vida, estando vós mortos nas vossas transgressões e pecados, nos quais andastes no passado, no caminho deste mundo, segundo o príncipe do poderio do ar, do espírito que agora age nos filhos da desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos, seguindo os desejos carnais, fazendo a vontade da carne e da mente; e éramos por natureza filhos da ira, assim como os demais.
(Efésios 2:1‭-‬3 A21)

O príncipe do poderio do ar (o diabo) age nos filhos da desobediência. Reflita nos sobre essa afirmação.

📜 A morte espiritual ocorre na vida daqueles que não vivem com Jesus, aqueles que estão sob as forças demoníacas deste mundo que jaz (está morto e sepultado) no maligno. Como lemos no versículo 5, “estando nós ainda mortos em nossos pecados”
(Ef 2:5a) e não é por acaso que este capítulo já teve a alcunha “saia do cemitério”.
Mas Deus, que é rico em misericórdia, pelo imenso amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos pecados, deu-nos vida juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus.
(Efésios 2:4‭-‬7 A21)

Mas fomos salvos da condenação eterna! E o único que salva é Jesus!

📜 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se orgulhe. Pois fomos feitos por ele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, previamente preparadas por Deus para que andássemos nelas.
(Efésios 2:8‭-‬10 A21)

A obra de Cristo por nós é completa, imensamente maior do que o pecado. Ele nos amou primeiro, e pela Graça nos salvou.

Aleluia!

Veja (ou reveja) os cultos desse domingo no nosso canal do YouTube.

Culto matutino

Culto vespertino

Curta, compartilhe e abençoe famílias. Compartilhe palavras de esperança, envie as mensagens para alguém e espalhe a Palavra de Deus.

Deixe um comentário