Somos família de Deus! 

Nossa reflexão neste domingo diz respeito à igreja como defendida em Efésios (Ef 2:11-22; 3:10; 4:11-14). 

Resgatando o que o apóstolo Paulo disse nesta e em outras cartas sobre a igreja, o pastor Irland convidou a congregação a ler conjuntamente e em alta voz os trechos que vemos neste vídeo.

Nosso pastor interino Irland Pereira de Azevedo nos ensinou neste domingo que, sobre a igreja, o Apóstolo Paulo oferece lições preciosas em todas as suas epístolas. Por exemplo, a igreja é “corpo de Cristo”, em Corintios; “coluna e alicerce da verdade”, em Timóteo; e “família de Deus” e “nova humanidade”, em Efésios.

Em Ef 2.11-22, 3.10 e 4.1-11 encontramos verdadeiras pérolas de ensino divino sobre a Igreja, em sentido universal – todo o povo de Deus, remido por Cristo Jesus, e local, cada comunidade de cristãos e discípulos de Jesus.

Sobre esse tema de suma importância, isso serão as mensagens de hoje, de manhã e à noite.

Vamos resumir as lições sobre a Igreja, conforme Efésios.

1.A Igreja é a nova humanidade, sem barreiras e sem o domínio do pecado, que Deus está formando. A humanidade “deuteroadâmica”.

2.A Igreja revela a multiforme sabedoria de Deus, como assembleia universal de todos os salvos, mas também como comunidade local, como a PIB do Brás, aqui promovendo o Reino de Deus há quase 112 anos. (Ef 3.10).

3.A Igreja mantém-se firme, porque alicerçada sobre Cristo, pedra angular, e sobre o ensino de profetas e apóstolos (Ef 2.20,21).

4.A Igreja, povo de Deus e família de Deus (Ef 2.19), precisa ser capacitada, cada dia, para crescer, manter-se unida, íntegra e capaz de defender-se de toda sorte de heresia e de ventos de doutrinas que sopram no mundo ((Ef 4.11, 13 e 14).

5.A Igreja há de ter um alvo: levar homens e mulheres a buscar a estatura ou plenitude do Varão Perfeito, isto é, o caráter de Jesus Cristo, em sua vida moral e espiritual (Ef 4.13,15).

6.E, como já vimos, a Igreja tem de estar consciente de que é “coluna e esteio da verdade” (1Tm 3.15).

7.A Igreja deve procurar, e ser estimulada a buscar,  a unidade, como Jesus pediu em sua linda e conhecida Oração Sacerdotal (17.11,21,23).

Que a PIB do Brás, no conviver, adorar e servir de seus membros, alcance os objetivos divinos para Seu povo, que relembramos, aqui e nas mensagens de hoje!  

E para essa semana, relembremos:

Somos família de Deus! 

Curta, compartilhe e abençoe famílias. Compartilhe palavras de esperança, envie as mensagens para alguém e espalhe a Palavra de Deus.

Deixe um comentário