Pastoreio da Família

Pareceu-me oportuno, nesta página pastoral, refletir hoje sobre o pastoreio da família, pois esta, na verdade, constitui pequeno rebanho, a nós confiado por Deus, e que precisa ser bem cuidado.

Mas, o que é pastoreio? 

Aurélio responde: É “guiar ao pasto, guardar o gado no pasto, dirigir, conduzir. Apascentar, do latim pascere, significa precisamente levar ao pasto ou pastagem, pastorear, pastorar, apastorar, doutrinar, ensinar, guiar, recrear, deleitar, entreter, alimentar, nutrir, sustentar” (Aurélio século XXI).

O que a família precisa? 

A família precisa de alimento, de segurança, de direção, das instruções na Palavra de Deus, e para isso Ele mesmo instituiu a família. Veja-se, por exemplo, o papel dos pais, em Dt 6.6-9 e Ef 6.4; Cl 3.21.

Lamentavelmente, a família tem “delegado” ou “terceirizado” a função pastoral que lhe cabe. E a falta do adequado pastoreio de novas gerações tem produzido adolescentes e jovens desorientados, frios, sem amor, sem esperança, sem fé, sem rumo, sem alegria e prazer de viver!

E quais os aspectos do pastoreio da família? Pastoreio da família é prover-lhe as necessidades. É dar-lhe sustento, com tranquilidade e segurança. É prover restauração e alento. É celebrar vitórias com cada um de seus membros. É conhecer cada um dos membros de “seu rebanho” e chamá-los pelo nome. É dar a própria vida, se necessário, por sua segurança e bem-estar, lutando contra os adversários que atacam e querem destruir ou dizimar a família. 

Que o Senhor, o divino Pastor, nos abençoe nesse intento, e nos fortaleça e dê sabedoria para cumprirmos nossa missão de apascentar! E apascentar bem!
Se Deus quiser, voltarei ao tema, em maio, mês da família!

Texto do pastor Irland Pereira de Azevedo no informativo do dia 16/04/2023. Sugestão de leitura para reflexão complementar: Salmo 23; João 10.1-16. 

Curta, compartilhe e abençoe famílias. Compartilhe palavras de esperança, envie as mensagens para alguém e espalhe a Palavra de Deus.

Deixe um comentário