O Evangelho de João

O Instituto Bíblico da PIB do Brás começou um novo ciclo de estudos sobre o Evangelho de João. 

Se você deseja participar e ainda não se inscreveu, mande uma mensagem para o líder do MEC (Ministério de Educação Cristã) Saulo Calixto ou para Miriam Silvestre e Marta Bianchi. 

O Instituto Bíblico da PIB do Brás é parte do MEC (Ministério de Educação Cristã) da PIB do Brás e está no oitavo ano de atividades. Em 2018, iniciou o estudo aprofundado da Bíblia toda, de Gênesis ao Apocalipse. Em 2020, concluiu-se o Antigo Testamento, e em 2021 iniciou o Novo Testamento.

O Instituto Bíblico é como uma aula de Escola Bíblica, porém com abordagem profunda, maior tempo de aula, com tempo para discussões dos temas, com perguntas e respostas mais profundas. 

O participante pode, a qualquer momento, integrar-se ao estudo, sendo desejável que acompanhe semanalmente e com interesse as aulas.

Não há idade mínima, mas uma criança não conseguirá acompanhar em razão da linguagem.

Não é necessário ser membro da nossa igreja para participar. Porém a equipe pede para informar se é evangélico e a qual igreja pertence.

A atividade é gratuita e as aulas acontecem toda segunda-feira, das 20h às 22h, através da plataforma zoom. 

Veja ou reveja as aulas no nosso canal do YouTube: 

Ele os pastoreará na força do Senhor

No culto de oração e estudo bíblico da quarta-feira, 19/09/2021, o pastor Marcos Peres nos trouxe uma mensagem no livro do profeta Miquéias. O cenário não teve tanta mudança desde os anos 760 A. C. até os dias atuais, mas temos algo imutável: o mesmo verso nos fala da humanidade de Jesus e da divindade de Jesus, nossa única esperança, que veio para ser luz para as nações e para cuidar de seu povo.

“Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos. “

Por isso os israelitas serão abandonados até que dê à luz a que está em trabalho de parto. Então o restante dos irmãos do governante voltarão para unir-se aos israelitas.

Ele se estabelecerá e os pastoreará na força do Senhor, na majestade do nome do Senhor, o seu Deus. E eles viverão em segurança, pois a grandeza dele alcançará os confins da terra.

Ele será a sua paz.”

Miquéias 5:2-5 

Veja ou reveja a mensagem no nosso canal do YouTube: 



Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”.
(Atos 4:12)

Será possível que os mortos voltarão a viver?

A Leitura Bíblica de hoje é:

Isaías 11 a 13 📜

1Coríntios 16 📖 

“Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” 

(1Coríntios 15.55)

Será possível que os mortos voltarão a viver?

(1Coríntios 15.50-58)

Essa é a grande esperança dos cristãos. Tal esperança está firmada na Palavra de Deus. Quando Cristo ressuscitou, sua vitória sobre a morte foi completa (v.55). Por essa razão, Ele conquistou uma vitória que garante a nossa futura ressurreição. Chegará o dia quando haveremos de ressuscitar para a vida eterna e teremos corpos que não sofrerão mais com doenças e dores (v.54). 

Diversas verdades sobre a nossa futura ressurreição não podem ser esquecidas:

– A ressurreição dos mortos ocorrerá na ocasião da volta de Cristo e será repentina (v.52).

– Essa ressurreição não é simbólica; é literal e física (v.53-54).

– Nem todos os que ressuscitarem serão salvos (João 5.28-29).

– Somente quem crê em Cristo tem a ressurreição e a vida (João 11.25-26).

(B.E. Esperança, 2000, pg. 161)

A leitura coletiva da Bíblia em 1 ano é uma atividade anual, orientada pelo pastor Adesilto Asevedo Silvestre (@adesilto.asevedo) e promovida pelo Instituto Bíblico, parte do MEC (Ministério de Educação Cristã) da PIB do Brás, liderado pelo irmão Saulo Calixto.

DCER Paulista

Nesta quinta-feira, 16/09/2021, às 20h, o encontro semanal da Sociedade Missionária Masculina será especial de comemoração aos 67 anos do DCER Paulista e da Embaixada Pr. William Alvim Hatton, organizada no dia 19 de setembro de 1954. 

Será preletor o Conselheiro Saulo Pazini, coordenador do DCER Paulista, com o tema Gratidão. 

Se você deseja participar do encontro que acontece na plataforma zoom, acompanhe no grupo de WhatsApp, moderado pelo irmão diácono Antônio Ezequiel (@antoerp), líder deste ministério. 

União Masculina Missionária Batista do Brasil (UMMBB), congrega homens de todas as igrejas batistas do país no propósito de tornar a salvação de Jesus Cristo e o testemunho e serviço do Reino de Deus uma bênção acessível a todas as pessoas.  O papel dos homens batistas nas igrejas das quais são membros e na sociedade brasileira em geral enfatiza a integridade pessoal, a responsabilidade cristã e a a cidadania participativa  como características inalienáveis  de quem é chamado  para  servir a Deus e à pessoa humana no mundo.  Na PIB do Brás a Sociedade Missionária Masculina é liderada pelo irmão diácono Antônio Ezequiel.

Atualização: veja ou reveja o culto na playlist da Sociedade Missionária Masculina.

Mulheres sem prazo de validade

Mulheres sem prazo de validade é o tema do programa semanal da MCM, que terá preleção da irmã Marili Vieira, convidada pela irmã Ester Penariol para desenvolver este importante assunto. Você escolhe se participa pelo zoom ou Youtube.  

Contamos com a presença das irmãs nessas atividades que são planejadas para o crescimento cristão.

Alternativamente, por conta das restrições deste período, os encontros do MCM (Mulher Cristã em Missão) da PIB do Brás acontecem às quintas-feiras, às 20h, pela plataforma zoom com transmissão ao vivo no YouTube. Se você deseja participar, acompanhe no grupo de WhatsApp. 

A organização Mulher Cristã em Missão, idealizada pela UFMBB, reune diferentes “grupos de mulheres cristãs” com o elas têm em comum:  fazer Cristo conhecido, pregar e ensinar a Palavra, multiplicar os discípulos. É em prol dessa missão que elas se unem, agem e interagem na igreja, na família, no trabalho, no ambiente acadêmico, enfim, onde quer que estejam. A missão é uma só, mas cada mulher que faz parte desse grupo tem seu contexto de vida e experiências. Por isso, pensando nos diferentes estágios pelos quais passa a mulher ao longo de sua existência, a organização é formada por quatro grupos específicos: Jovem, Singular, Mãe e Plena. Na PIB do Brás, o MCM é liderado pela irmã diaconisa Marília Berzins (@mariliaberzins).

[update]

Veja ou reveja o culto:

Não pode a ressurreição de Jesus ser explicada como um fenômeno psicológico dos discípulos?

A Leitura Bíblica de hoje é:

Isaías 9 e 10 📜

1Coríntios 15 📖 

E, se não há ressurreição de mortos, então, Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé:” (1Co 15.13-14)

Não pode a ressurreição de Jesus ser explicada como um fenômeno psicológico dos discípulos?(1 Coríntios 15.3-14)

A maior prova de que Jesus é o Filho de Deus está na sua  ressurreição dentre os mortos. Pregar novas ideias é fácil, pois milhares de religiosos o têm feito através da história humana, mas vencer o poder da morte só é possível mediante o verdadeiro poder de Deus. Paulo confirma aqui essa realidade, provando que a ressurreição de Jesus não pode ser explicada como um fenômeno psicológico, pois mais de 500 pessoas viram o Cristo ressurreto (veja o v. 6).

Não é possível que centenas de pessoas tenham tido a mesma alucinação. Jesus apareceu para pessoas diferentes em momentos diferentes. Além disso, bastava encontrar o corpo de Jesus para que o Cristianismo fosse destruído (veja o v. 14), mas ninguém pode fazê-lo, porque Jesus ressuscitou!

Você sabia que, depois de sua ressurreição, Jesus apareceu a:

– Maria Madalena – Marcos 16.9.

– Algumas mulheres – Mateus 28.9.

– Dois discípulos no caminho de Emaús – Lucas 24.15.

– Os discípulos (várias vezes) – Mateus 28.17; Lucas 24.36; João 20.19,26; 21.1.

– Tomé (com os discípulos) – João 20.26-29.

– Pedro – 1Coríntios 15.5.

– Quinhentos cristãos – 1Coríntios 15.6.

– Tiago – 1Coríntios 15.7.

– Paulo – Atos 9.5.

(B.E. Esperança, 2000, pg. 160)

A leitura coletiva da Bíblia em 1 ano é uma atividade anual, orientada pelo pastor Adesilto Asevedo Silvestre (@adesilto.asevedo) e promovida pelo Instituto Bíblico, parte do MEC (Ministério de Educação Cristã) da PIB do Brás, liderado pelo irmão Saulo Calixto.

A intimidade do casal

A intimidade do casal é o tema do encontro de casais de setembro, com mensagem do pastor Renato Florêncio, da Igreja Batista em Gramado.

Salve na sua agenda o convite de Liliane e Rodrigo Cabral, líderes do Ministério de Casais: sábado, 18/09/2021, às 19h30, apenas de forma virtual, pelo zoom. 

Graças a Deus pela tecnologia que nos une, garantindo nossa comunhão e preservando nossa unidade em atividades preciosas como os encontros dos grupos da nossa igreja. 

Saiba mais sobre o Ministério de Casais no nosso site: https://pibdobras.com.br/ministerios/casais .

Qual é a autoridade final em questões religiosas?

A Leitura Bíblica de hoje é:

Isaías 6 a 8 📜

1Coríntios 14 📖 

“Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?” (Isaías 8.19)

Não é possível fugir dessa questão! Quem pode dar a última palavra quando muitos estão em dúvida sobre a sua vida espiritual? Muitos confiam em uma instituição. Outros acreditam na tradição em que cresceram sem nunca questionarem nada. 

Há ainda aqueles que confiam em líderes religiosos específicos. Há também os que procuram espíritos e adivinhos. Quem está certo? 

Aqui temos a resposta: A Palavra de Deus é autoridade final.

Isaias afirma ao povo do seu tempo que eles deveriam buscar a verdade de Deus na Lei (ou no testemunho escrito de Deus), a Palavra escrita de Deus em seu tempo. 

Ninguém precisa ser enganado: 

Procure a verdade na Bíblia, a Palavra de Deus.

Reflexão:

– Por que uma instituição religiosa não pode servir de autoridade final em questões religiosa?

– Você conhece alguma instituição religiosa que se retratou ou mudou a sua doutrina?

– Você tem o hábito de confrontar o que você ouve com as Escrituras?

(B.E. Esperança, 2000, pg. 476)

A leitura coletiva da Bíblia em 1 ano é uma atividade anual, orientada pelo pastor Adesilto Asevedo Silvestre (@adesilto.asevedo) e promovida pelo Instituto Bíblico, parte do MEC (Ministério de Educação Cristã) da PIB do Brás, liderado pelo irmão Saulo Calixto.

O amor é o dom supremo

A Leitura Bíblica de hoje é:

Isaías 3 a 5 📜

1Coríntios 13 📖 

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.” 

(1Coríntios 13.13)

O amor é o dom supremo.

O capítulo 13 foi escrito porque Cristo viveu a realidade do amor agape . Significa amor sacrificial.

Nota Homilética: O Amor Divino e Cristão.

1) Sua necessidade, vv 1-3.

2) Suas características, vv 4-7.

3) Sua durabilidade, vv 8-13.

Agape era uma palavra nova (quase não aparece no mundo secular) para um conceito novo; aparece 116 vezes no NT.

(B.E. Shedd, 1997, pg. 1623)

A leitura coletiva da Bíblia em 1 ano é uma atividade anual, orientada pelo pastor Adesilto Asevedo Silvestre (@adesilto.asevedo) e promovida pelo Instituto Bíblico, parte do MEC (Ministério de Educação Cristã) da PIB do Brás, liderado pelo irmão Saulo Calixto.

Como fica a situação de alguém que pecou demais?

A Leitura Bíblica de hoje é:

Isaías 1 e 2 📜

1Coríntios 12 📖 

“Vinde, pois e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.” 

(Isaías 1.18)

Como fica a situação de alguém que pecou demais? Pode tal pessoa ser perdoada?

Quantas são as pessoas que pensam: “Para mim não há mais jeito”. 

Aliás, algumas pessoas entregam-se à prática do mal exatamente porque não têm nenhuma esperança de mudança de vida.

Graças a Deus isso não é verdade. Não há ninguém difícil demais para Deus. O perdão e o amor de Deus são maiores do que qualquer pecado. Foi essa a mensagem do profeta Isaías aos pecadores de seu tempo. A mancha vermelha do nosso pecado pode ser apagada pelo perdão de Cristo, deixando-nos absolutamente limpos.

Reflexão:

Uma das histórias mais tocantes do poder perdoador de Deus é a de John Newton. ele fora um homem perverso e libertino, e tornou-se um dos grandes traficantes de escravos no Século XIX.

Depois de converter-se e receber o perdão de Cristo, Newton estudou, tornou-se pregador e um dos maiores poetas cristãos da história, escrevendo letras de hinos que se tornaram mundialmente famosos. 

Em sua sepultura está escrito:  John Newton, clérigo, outrora infiel e libertino, servo dos escravos de África, foi, pelas ricas misericórdias de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, preservado, restaurado, perdoado e escolhido para pregar a fé que tanto havia procurado destruir.

(B.E. Esperança, 2000, pg. 472)

Graça Maravilhosa (Amazing Grace)

Graça maravilhosa, como é doce o som

Que salvou um miserável como eu

Eu estava perdido, mas agora fui encontrado,

Estava cego, mas agora eu vejo.

Foi a graça que ensinou o meu coração a temer,

E a graça que aliviou meus medos

Quão preciosa essa graça pareceu

Na hora que eu acreditei

Por muitos perigos, labutas e armadilhas,

Eu já tenho vivido;

A graça me trouxe seguro,

E a graça me levará para casa.

O Senhor prometeu-me o bem

Suas palavras garantem a minha esperança

Ele vai ser o meu escudo e uma parte de mim,

Enquanto a vida durar

Sim, quando esta carne e coração falharem,

E a vida mortal, cessarem;

Eu deverei possuir, além do véu,

Uma vida de alegria e paz.

A terra em breve se dissolverá como neve

O sol deixará de brilhar;

Mas Deus, que me chamou aqui em baixo,

Será para sempre meu.

John Newton

A leitura coletiva da Bíblia em 1 ano é uma atividade anual, orientada pelo pastor Adesilto Asevedo Silvestre (@adesilto.asevedo) e promovida pelo Instituto Bíblico, parte do MEC (Ministério de Educação Cristã) da PIB do Brás, liderado pelo irmão Saulo Calixto.

Primeira Igreja Batista do Brás. Uma igreja bíblica, missionária e acolhedora, fundada em 8 de junho de 1911. Uma comunidade de fé unida pelo amor da Graça de Jesus Cristo derramada em nossos corações; unidos no propósito de reviver a cada dia a história de alegria pela vida de cada alma rendida aos pés do Senhor; alegria pelos passos de cada um rumo a Jesus Cristo, Autor e Consumador da nossa fé; alegria de esperar a Gloriosa Vinda do Nosso Amado Salvador. (Pr. Marcos Peres)

Artigos recentes