Pérgamo, a igreja casada com o mundo

No culto de oração e estudo bíblico desta quarta-feira, 23/06/2021, o pastor Marcos Peres continuou os estudos sobre as igrejas do livro de Apocalipse, capítulo 2, versículos 12 a 17. 

Na terceira parte dessa série de estudos, depois de conhecermos mais das igrejas de Éfeso e de Esmirna, chegamos a cidade de Pérgamo, famosa por sua grande biblioteca que só perdia em fama e tamanho a de Alexandria. Aliás, o nome da cidade se deu também pelos pergaminhos de qualidade excelente que produziam. 

“Ao anjo da igreja em Pérgamo, escreva:
“Estas são as palavras daquele que tem a espada afiada de dois gumes.
“Sei onde você vive—onde está o trono de Satanás. Contudo, você permanece fiel ao meu nome e não renunciou à sua fé em mim, nem mesmo quando Antipas, minha fiel testemunha, foi morto nessa cidade, onde Satanás habita.
“No entanto, tenho contra você algumas coisas: você tem aí pessoas que se apegam aos ensinos de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a ídolos e a praticar imoralidade sexual. De igual modo você tem também os que se apegam aos ensinos dos nicolaítas. Portanto, arrependa-se! Se não, virei em breve até você e lutarei contra eles com a espada da minha boca.
“Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe.
(Apocalipse 2:12-17)

O Senhor Jesus se apresenta nesta carta como alguém que tem uma espada de dois gumes (v. 12) e logo faz menção as obras (v. 13) não porque as obras podem nos salvar, mas porque Ele mostra que está atento, nos acompanha e nos conhece. Nesta cidade, além dos locais de adoração dos deuses romanos, havia adoração ao imperador romano (v. 14), daí a referência ao trono de satanás. Eles eram reféns porque não estavam negando a fé (v. 14) e devemos nos perguntar se estamos firmes em nossos compromissos diante do Senhor. Somos homens e mulheres de oração, fiéis a mordomia, entregando nossos dízimos e ofertas mesmo em momentos difíceis. O Senhor Jesus está atento as suas obras para que as faça de coração alegre para que assim possa receber um elogio como este: “minha testemunha fiel”. 

Os membros desta igreja eram cristãos de conveniência, viviam uma vida dupla (v. 15) e não deixavam de viver de acordo com os hábitos do mundo, aceitando e repetindo costumes que não estavam dentro do padrão de Deus. Eram induzidos a imoralidade e aos costumes pagãos da cultura que os cercavam, daí a censura vinda de Jesus. 

Mas, apesar de tudo, esta igreja também recebe uma promessa do Senhor! O verdadeiro maná (v. 17) que vem do seu é o próprio Senhor Jesus Cristo, Ele é o manjar perfeito que devemos ter ao nosso alcance e nós, igreja de Jesus, não precisamos provar de outros manjares, de outras mesas. E ainda há outra promessa: como Pedro, somos “pedrinhas” que formam o grande edifício que se chama igreja e não me refiro ao templo, mas sim ao corpo de Cristo e igreja do Senhor neste tempo. 

Que possamos andar neste mundo de uma maneira que agrade a Deus, não seguindo outras culturas e costumes que nos afastem do Senhor. A palavra aqui é arrependimento. Arrependa-se enquanto é dia, pois quando o Senhor Jesus vier com sua espada com justiça e autoridade pode ser tarde demais. 

Veja ou reveja o culto no nosso YouTube: 

A ação de Deus e a preservação da linhagem do rei Davi!

A Leitura Bíblica de hoje é:

2 Reis 24 e 25 📜
Atos 6 📖 

A ação de Deus e a preservação da linhagem do rei Davi!

(2Rs 25:28) lhe deu lugar de mais honra. Dt 4.25-31; 30.1-10 e a oração de Salomão no templo (1Rs 8.46053) são passagens que se referem às condições de exílio. Esses textos exortam o povo de Israel ao arrependimento (Dt 4.30; 30.2; 1Rs 8.47). 

A oração de Salomão de que os exilados recebessem compaixão das mãos de seus captores foi atendida no tratamento bondoso dado a Joaquim. Dt 30.3-5 promete a restauração do povo de Deus e, em 538 a.C., os judeus tiveram a permissão de voltar à pátria (Ed 1.1-4; Is 44.24-28; 45.1-6). 

Os crentes entendem a promessa em Dt 30.6 no sentido de que Deus circuncidará os corações de seu povo para que lhe sejam obedientes, o que seria cumprido pelo derramamento do Espírito Santo (At 2.14-21; 2Co 3.1-6).

(2Rs 25:29) passou a comer pão na sua presença. O tratamento preferencial dado a Joaquim foi um raio de esperança sobre a continuação das promessas feitas a Davi (2Sm 7.8-16). Os sombrios capítulos finais de Reis enfatizam o julgamento divino sobre Judá (21.10-15; 23.26-27; 24.3-4, 20; 25.21), mas também revelam, nos seus últimos versículos, que a destruição de Judá e de Jerusalém não extinguiu a linhagem de Davi. Há razão para se olhar para o futuro com plena confiança em Deus.

(B.E. Genebra, 1999, pg. 463)

A leitura coletiva da Bíblia em 1 ano é uma atividade anual, promovida pelo Instituto Bíblico, parte do MEC (Ministério de Educação Cristã) da PIB do Brás, liderado pelo irmão Saulo Calixto.

Não se pode esconder a verdade infinitamente, creia nisso!

2 Reis 22 e 23 📜
Atos 5 📖

“Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes.” (Atos 5:5)

Ananias e Safira sofreram o julgamento de Deus não porque eles apresentaram aos apóstolos uma oferta que não era correspondente ao total da venda de uma propriedade.

Os irmãos da Igreja primitiva tinham grande preocupação com a camada social menos favorecida. Eles eram generosos e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns (At 4.32). Os que possuíam casas, vendiam-nas e traziam o valor, depositando aos pés dos apóstolos (At 4.34).

Aqueles cristãos não eram coagidos a doar os seus imóveis ou terras. Os que assim faziam, faziam de forma voluntária. Ananias e sua mulher, porém, resolveram apresentar-se aos apóstolos entregando uma oferta como se fosse o valor total da venda quando, na verdade, ficaram com parte do preço. Deus conhece o coração do homem:

“E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de prestar contas.” (Hb 4.13).

Ananias mentiu e o apóstolo Pedro revelou sua atitude dizendo que ele estava mentindo ao Espírito Santo. A mentira custou as vidas de Ananias e Safira. Não se pode esconder a verdade infinitamente, creia nisso!

A leitura coletiva da Bíblia em 1 ano é uma atividade anual, promovida pelo Instituto Bíblico, parte do MEC (Ministério de Educação Cristã) da PIB do Brás, liderado pelo irmão Saulo Calixto.

Crê no Senhor Jesus e serás salvo

As aulas de EBD do Ministério Infantil da PIB do Brás já estão no Facebook da igreja e no YouTube do Ministério Infantil. Veja, reveja ou compartilhe com seus amigos e familiares.

EBD Classe Joias de Cristo (0 a 2) – lição 8

Aula de Escola Bíblica Dominical da Classe Joias de Cristo (1 a 2 anos) do Ministério Infantil da PIB do Brás, ministrada pela professora Lilian Dipardo com as auxiliares Letícia e Aline.

EBD 0-2 anos

Lição: Devemos sempre orar a Deus, porque Ele nos ouve e cuida de nós com muito amor.

História: Parábola do amigo importuno. Lucas 11: 5-10

Compartilhe ou veja também neste link 

EBD Classe Cordeirinhos de Jesus (3 e 4 anos) – lição 8

Aula de Escola Bíblica Dominical da Cordeirinhos de Jesus (3 e 4 anos) do Ministério Infantil da PIB do Brás, ministrada pela professora Ruth Moreira.

Lição: Jesus orando no jardim

Base bíblica:  Lucas 22:39-46, Mateus 26:36-46, Marcos 14:39-46

Para os pais: Seu filho aprendeu que Jesus orou, buscando em Deus a força para passar por um momento difícil. Ele nos ensina o que devemos fazer quando estamos tristes. Todas as pessoas têm momentos de tristeza e neste momento devemos lembrar que Jesus pode nos ajudar. Precisamos conversar com Ele, pedindo sua ajuda na hora da tristeza e não ficar só chorando ou fazendo birra.  

Versículo: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo” (Atos 16:31 NTLH)

Compartilhe ou veja também neste link 

EBD Classe Amigos de Jesus (5 e 6 anos) – lição 7
Aula de Escola Bíblica Dominical da Classe Amigos de Jesus (5 e 6 anos) do Ministério Infantil da PIB do Brás, ministrada pela professora Tatiane Reis.

Lição: Louvando a Deus na prisão!

História: Seu filho aprendeu que Paulo e Silas eram bons amigos e louvavam a Deus em todas as circunstâncias. Compartilhe com sua família como é importante louvar a Deus mesmo quando estamos tristes. 

Base Bíblica: Atos 16:25-26

Versículo: “Louvarei ao Senhor durante a minha vida” (Salmo 146:2) 

Compartilhe ou veja também neste link 

EBD Classe Heróis de Cristo (7 e 8 anos) – lição 7

Aula de Escola Bíblica Dominical da Classe Heróis de Cristo (7 e 8 anos) do Ministério Infantil da PIB do Brás, ministrada pela professora Larissa Leydie.

Lição:  Amigos a toda hora

História: Paulo e Silas foram açoitados, maltratados e presos. Mas durante a noite, enquanto eles cantavam e oravam na prisão, houve um terremoto e eles foram libertos. O carcereiro ficou tão nervoso que quis se matar, mas Paulo falou que ninguém tinha fugido. Então, o carcereiro, vendo poder de Deus, se converteu, e toda a sua família também. Que bom que Paulo e Silas estavam juntos neste momento difícil! 

Base bíblica: Atos 16:16-28  

“… um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão.” (Provérbios 18:24 NTLH)

Compartilhe ou veja também neste link  

O Ministério Infantil atua de forma prática e criativa no desenvolvimento espiritual das crianças de nossa igreja, unindo voluntários para o trabalho e criando atrativos para que nossas crianças tenham o desejo de participar de forma regular na nossa Escola Bíblica Dominical e das atividades da igreja. Saiba mais no site da PIB do Brás.

Dia da Educação Cristã Missionária

Nesta terça-feira, 22/06/2021, a MCM tem seu encontro mensal de oração por todos os pedidos da igreja, com direção da irmã Eunice Prouse.

É uma excelente oportunidade para orarmos por todos aqueles que estão precisando da graça do nosso Deus Eterno. O horário e o “local” do encontro continua o mesmo: às 15 horas, através do zoom.

Na próxima quinta-feira, dia 24 /06/2021, a MCM realiza o seu Programa Semanal celebrando o Dia da Educação Cristã Missionária, tema de grande valor para o crescimento saudável da Igreja de Cristo.

A irmã Eunice Prouse é quem vai conduzir o programa, que terá preleção da irmã Sandra Regina Bellonce do Carmo, Coordenadora de Educação Religiosa na Igreja Batista Maranata, em Macapá-AP.

Alternativamente, por conta das restrições deste período, os encontros do MCM (Mulher Cristã em Missão) da PIB do Brás acontecem às quintas-feiras, às 20h, pela plataforma zoom. Se você deseja participar, acompanhe no grupo de WhatsApp.

A organização Mulher Cristã em Missão, idealizada pela UFMBB, reune diferentes “grupos de mulheres cristãs” com o elas têm em comum: fazer Cristo conhecido, pregar e ensinar a Palavra, multiplicar os discípulos. É em prol dessa missão que elas se unem, agem e interagem na igreja, na família, no trabalho, no ambiente acadêmico, enfim, onde quer que estejam. A missão é uma só, mas cada mulher que faz parte desse grupo tem seu contexto de vida e experiências. Por isso, pensando nos diferentes estágios pelos quais passa a mulher ao longo de sua existência, a organização é formada por quatro grupos específicos: Jovem, Singular, Mãe e Plena. Na PIB do Brás, o MCM é liderado pela irmã diaconisa Marília Berzins.

Quem, além de Cristo, pode nos aproximar de Deus?

A Leitura Bíblica de hoje é:
2 Reis 20 e 21 📜
Atos 4 📖    

” E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (Atos 4.12)

Quem, além de Cristo, pode nos aproximar de Deus?

Como podemos ver, a Bíblia declara a exclusividade de Cristo com respeito à salvação. 

O versículo é muito claro ao dizer que não há nenhum outro nome pelo qual devamos ser salvos. Portanto, todos os que procuram acrescentar a Cristo um outro auxílio salvador estão enganados. 

Jesus é absolutamente suficiente para nos aproximar de Deus. É somente por meio d’Ele que podemos receber a salvação.

Reflexão:

– Você conhece algum grupo religioso que ensina que Cristo é insuficiente para nos aproximar de Deus?

– Que sugestões de “ajuda” à obra de Cristo você já ouviu falar?

  Existem outros meios de salvação?

– Não é lógico que quem crê em outro mediador acabará pensando que a obra de Cristo foi incompleta?

(B.E. Esperança, 2000, pg. 107)

Louvor indicado pelo pastor Adesilto Asevedo Silvestre, moderador do grupo “Como eu amo a Tua palavra”, para acompanhar a meditação sobre a leitura de hoje: 

A leitura coletiva da Bíblia em 1 ano é uma atividade anual, promovida pelo Instituto Bíblico, parte do MEC (Ministério de Educação Cristã) da PIB do Brás, liderado pelo irmão Saulo Calixto.

Quais são os resultados que colhemos na prática da palavra de Deus?

No culto vespertino de domingo, 20/06/2021, recebemos a visita do Pastor Francisco Sivi, Pastor Titular da Igreja Batista do Parque São Bernardo, e um irmão querido da nossa congregação pois foi seminarista ordenado pela PIB do Brás na época do pastorado do pastor emérito José Vieira da Rocha.

Partindo do Salmo 19, divisa das celebrações dos 110 anos da nossa igreja, e dos primeiros 9 versículos do livro de Josué, o pastor Francisco nos convidou a refletir como os autores da Bíblia sempre que referem à Palavra de Deus mostram segurança e firmeza sem igual.

“O texto que está em nossas mãos tem grande relevância por sua origem (2Pedro 1:21), sua imutabilidade, sua infalibilidade (Josué 21:45 e 1Reis 8:56), porque a palavra de Deus é verdade (João 17:27)”, enfatizou o pastor.

O pastor Francisco Sivi conta que por dez anos ele foi pastoreado na PIB do Brás e ele “bebeu da fonte”: ouvindo somente a palavra de Deus.

Esse foi um resultado pessoal do pastor. Mas há resultados que são comuns do povo de Deus que observa as Escrituras.

São eles:
– A Palavra de Deus prospera o nosso caminho (Josué 1:8; Salmos 1:2)
– A Palavra de Deus refrigera a alma (Salmos 19:7)
– A Palavra de Deus concede sabedoria (Salmos 19:7)
– A Palavra de Deus alegra o coração (Salmos 19:8)
– A Palavra de Deus ilumina os olhos (Salmos 19:8; Salmos 119:105)
– A Palavra de Deus traz sucesso eterno (Josué 1:8; Salmos 1:3b)

Veja ou reveja a mensagem no YouTube:

E acompanhe o pastor Francisco Sivi nas redes sociais da Primeira Igreja Batista em Parque São Bernardo (PIBPQSB), fundada em abril de 1994 e vinculada com a Convenção Batista Brasileira.

Para quem quiser visitar, salve o endereço: Rua Paula Souza, 70 – Parque São Bernardo – São Bernardo do Campo – SP.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por PIB Parque São Bernardo (@pibparque)

Que objeto pode proteger-me dos maus fluidos?

A Leitura Bíblica de hoje é:

2 Reis 18 e 19 📜
Atos 3 📖   

“Removeu os altos, quebrou as colunas e deitou abaixo o poste-ídolo; e fez em pedaços a serpente de bronze que Moisés fizera, porque até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso e lhe chamavam Neustã.” (2Rs 18.4)

Que objeto pode proteger-me dos maus fluidos?
(2Reis 18.1-4)

Quantas pessoas vivem com medo de más influências espirituais!

Com a intenção de buscar proteção, usam todo tipo de objeto. 

Será que devemos agir assim?

No tempo do rei Ezequias, houve práticas semelhantes. Além de confiar em ídolos, o povo começou a venerar e a confiar numa serpente de bronze. Essa serpente fora feita por Moisés sem qualquer propósito de veneração, mas agora ela tinha se tornado um talismã espiritual de muitos. Por isso, o rei Ezequias mandou destruí-la, pois ela não tinha poder nenhum e havia se tornado um objeto de superstição e de crendice. Só Deus pode proteger alguém do mal. Nenhum objeto místico pode trazer proteção a ninguém.

Reflexão:

– Você acha que a ignorância favorece essas crendices?

– Será que existe gente de má fé, que explora a credulidade de pessoas simples?

– Como vive uma pessoa cheia de crendices? Tem ela de fato segurança?

(B.E. Esperança, 2000, pg. 273)

A leitura coletiva da Bíblia em 1 ano é uma atividade anual, promovida pelo Instituto Bíblico, parte do MEC (Ministério de Educação Cristã) da PIB do Brás, liderado pelo irmão Saulo Calixto.

Restauração, alegria, clamor e esperança diante do futuro

Nesta manhã de domingo, a igreja recebeu alegremente uma surpresa trazida pela irmã diaconisa Marília Berzins, relatora da Comissão dos 110 anos: a revista que celebra e registra a história recente (desde o último número, do Centenário da PIB do Brás) e traz novos olhares para a história da nossa querida igreja. As familiares presentes no culto receberam exemplares impressos e todos podem baixar o arquivo digital (em PDF) da versão eletrônica, disponível nos grupos da igreja.

Na mensagem, tivemos a visita virtual do Pastor Eliezer Victor P. Ramos, da nossa terceira igreja filha, a PIB Penha. Em sua mensagem, o pastor Eliezer nos convidou à reflexão no Salmo 126 e Salmo 40, tratando de restauração, alegria, clamor e esperança diante do futuro.

No Salmo 126, um dos cânticos de peregrinação, o povo judeu voltava para reconstruir sua vida depois do exílio da Babilônia, um cenário desafiados, como vemos no livro de Esdras, e que nos remete às dificuldades que vivemos hoje neste ano tão difícil. Eles clamavam por restauração em si mesmos e não na cidade, no templo, no país. Somente através de uma vida restaurada é que o Senhor vai restaurar uma família, uma empresa, uma cidade. Que tenhamos essa alegria para buscar restauração em clamor e com esperança no futuro.

Em 2021, transforme o mundo compartilhando graça e misericórdia. Veja ou reveja a mensagem nas redes sociais da PIB do Brás:

Que quer dizer o poder do Espírito Santo?

A Leitura Bíblica de hoje é:
2 Reis 17 📜
Atos 2 📖

“Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.”
(At 2.4)

Que quer dizer o poder do Espírito Santo?
(Atos 2.1-4)

Em Atos 1.8, lemos a promessa de Jesus:
“recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo”.
Em Atos 2, vemos o cumprimento dessa promessa quando, no dia de Pentecostes, o Espírito Santo desceu sobre os discípulos de Jesus. Esse poder não é humano, mas é uma capacidade especial que vem de Deus. Isso mostra o aspecto sobrenatural da igreja de Cristo.
O seu poder não vem dos homens, mas do próprio Espírito de Deus. Uma igreja cristã não depende simplesmente da sabedoria humana, mas do poder de Deus.

Algumas lições importantes devem ser aprendidas aqui:

  • O Espírito Santo já foi dado à igreja. Ninguém pode crer em uma “outra era do Espírito” inaugurada em outra ocasião.
  • O Espírito Santo está à disposição da igreja de Cristo. A obra de Deus deve ser feita no poder do Espírito.
  • Todo cristão deve procurar ter uma vida cheia do Espírito Santo.
  • É o Espírito Santo que age de maneira miraculosa na vida da igreja cristã.
  • A intenção do Espírito é capacitar os cristãos para testemunhar de Cristo, levando muitos ao Senhor.

    (B.E. Esperança, 2000, pg. 104)

A leitura coletiva da Bíblia em 1 ano é uma atividade anual, promovida pelo Instituto Bíblico, parte do MEC (Ministério de Educação Cristã) da PIB do Brás, liderado pelo irmão Saulo Calixto.

Primeira Igreja Batista do Brás. Uma igreja bíblica, missionária e acolhedora, fundada em 8 de junho de 1911. Uma comunidade de fé unida pelo amor da Graça de Jesus Cristo derramada em nossos corações; unidos no propósito de reviver a cada dia a história de alegria pela vida de cada alma rendida aos pés do Senhor; alegria pelos passos de cada um rumo a Jesus Cristo, Autor e Consumador da nossa fé; alegria de esperar a Gloriosa Vinda do Nosso Amado Salvador. (Pr. Marcos Peres)

Artigos recentes