MINISTÉRIO DIACONAL

De acordo com os ensinos bíblicos a Igreja do Novo Testamento é composta de dois oficiais: Pastor e Diácono.

O diácono exerce a função de “diaconia”ou seja servir. Em Atos 6, encontra-se o primeiro registro sobre a função de diáconos, quando para atender necessidades da igreja local, foram escolhidos sete servos de Deus para atender a a igreja e aos necessitados.

As exigências e requisitos para o diaconato estão registrados, em diversos textos bíblicos, entre os quais destacamos: Tt 1:7-9;   I Tm 3:2-9, além de Atos 6 acima mencionado.  

O DIÁCONO NA PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRÁS 

A função de diácono foi instituída na PIB do Brás em  14/07/1926 (15 anos após a organização da igreja), quando a igreja, sob a presidência do seu pastor, Pastor Antonio Ernesto da Silva, elegeu 5 diáconos. Em reconhecimento aos   diáconos  pioneiros da PIBB e como gratidão por suas vidas, registramos os seus nomes: Henrique Lopes da Silva, Maria Augusta da Silva, Salvador Farina (posteriormente foi consagrado ao ministério pastoral), Philomena Lopes e Epamimondas dos Santos.

Em 17/07/2011, a igreja tomou algumas deliberações em relação aos seus diáconos.

O grupo de diáconos escolhidos pela igreja passou a ser denominado como “Ministério Diaconal”, em substituição a terminologia “Corpo Diaconal” que estava em vigor.  O Ministério Diaconal passou então a ser composto por 28 diáconos com renovação anual de 1/4 de seus membros.

Na PIB do Brás, os diáconos, além das funções históricas e neotestamentárias (servir a mesa do Senhor, das viúvas e do pastor) também acompanham a membresia da Igreja, através do diácono de família (cada diácono acompanha um certo número de famílias), compõem estatutariamente a Diretoria da Igreja, atuam como apoio aos Coordenadores de Ministério e apoiam o pastor e a igreja nas necessidades eventuais que venham a surgir.

Conheça os irmãos e irmãs que servem como diáconos:

 

O Ministério Diaconal atualmente é liderado por:

 

Josué Calixto de Souza.

 

Compõem o grupo de diáconos e diaconisas os seguintes membros:

 

Ademir Teles de Santana

Antônio Ezequiel Rodrigues Pereira

Carla Leonardi das Neves

David Rufino da Silva

Debora da Rocha Gomes

Dorival Ramos das Neves Junior

Ezequiel Balbino da Silva

Ezequiel de Souza Moura

Gilberto Rodrigues

Gismália Pacheco de Oliveira Silva 

João Camilo Rosa

João Marcelino Sapacosta Cava

José Calixto da Silva

José Jairo Viração

Josué Calixto de Souza

Lourival Cleofanes de Almeida Bastos

Luciano Mauro Marcatto

Marília Anselmo Viana da Silva Berzins 

Maurício Calixto

Maurinei de Oliveira Santos

Milton Lopes da Silva

Nelson Landim

Percílio Xavier Prates Neto

Reinaldo Berzins 

Sérgio Domingues

Wilton Robaina Kanup

Primeira Igreja Batista do Brás. Uma igreja bíblica, missionária e acolhedora, fundada em 8 de junho de 1911. Uma comunidade de fé unida pelo amor da Graça de Jesus Cristo derramada em nossos corações; unidos no propósito de reviver a cada dia a história de alegria pela vida de cada alma rendida aos pés do Senhor; alegria pelos passos de cada um rumo a Jesus Cristo, Autor e Consumador da nossa fé; alegria de esperar a Gloriosa Vinda do Nosso Amado Salvador. (Pr. Marcos Peres)
Artigos recentes